top of page

Segmento do Transporte e Logística: Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios

Caracterização do Segmento de Transporte e Logística


Este setor trata do fluxo e armazenagem de mercadorias feitos eficazmente a partir de seu ponto de origem até chegar ao seu consumidor final. É a parte que planeja, implementa e controla o fluxo de mercadorias.

Avaliar-se que os custos de logística são responsáveis ​​por cerca de 10% do produto interno bruto. O processo compreende uma série de áreas funcionais, desde o transporte, bem como envio e recebimento. Abarca ainda as operações de armazenamento e de importação/exportação.


Impactos notados no Brasil


O aumento da procura por delivery está com cerca de 6% maior que a média do último ano, em contrapartida ocorreu uma baixa na busca por aplicativos de transporte individual que está com 25% inferior da média. Neste momento ocorreu também uma queda na receita dos pequenos negócios de 60%, segundo a última pesquisa do Sebrae, concluída no período de 5 de maio.


Cenário e tendências no Segmento de Transporte e Logística


GERAL: com o plano de flexibilização do isolamento em alguns estados, como em São Paulo, que é considerado como um dos maiores potência nesse setor.

DELIVERY: mesmo com o aumento dos serviços de entrega para o cliente e também do e-commerce, o setor continua com baixa em sua demanda, pois os consumidores tem medo de se contaminar.

CARGA: comparado com o início da quarentena este setor reagiu com 5 pontos a mais, conquistando o maior índice. Com a liberação de abertura de alguns shoppings e comércio geral, contribuiu para esta reação, mas a demanda continua instável e negativa com cerca de 31,23%. No quesito de transporte rodoviário de cargas ocorreu um aumento de 2 pontos e sua variação continua negativa em 37% semanalmente, de acordo com a NTC&Logística.

TRANSPORTE DE PESSOAS: os empreendimentos deste ramo já começaram a colocar em exercício as soluções e ideia para reorganizar as cadeiras, pensando na proteção, isolamento e segurança dos passageiros.


Dicas e boas práticas


A redução na demanda por bens e serviços e impacto econômico negativo - pesquisas em outros países afetados pela pandemia tem corroborado com uma tendência da população à reclusão voluntária, mesmo com a flexibilização das medidas de distanciamento social, em virtude do receio de contágio pelo coronavírus.

Retomada das atividades em vários estados - é muito importante que os empresários se preparem para garantirem a segurança dos seus colaboradores e de seus clientes, no desempenho de suas atividades, seguindo as orientações para a retomada e contribuindo para não disseminar a doença.

Esse momento será uma grande oportunidade para aqueles que conseguirem prestar um serviço seguro e de qualidade, gerando a confiança do consumidor.

Buscar inovação nesse setor e suas atividades online - em média 79% das empresas do setor ainda não adotaram nenhuma estratégia de enfrentamento à crise, além disso, poucas aderiram ao meio digital para continuar ou alterar seus serviços prestados.

Importante aprender dicas de planejamento financeiro, fluxo de caixa e linhas de crédito - a maioria dos empresários tem dificuldade de acessar o crédito, com muito desconhecimento dos processos e dos procedimentos existentes.


Fonte: SEBRAE – Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios.


Entrevista da semana


Na entrevista desta semana contamos com a participação de Lidiane Souza, proprietário da loja LILA's Store. Para assistir a entrevista na íntegra, está disponível no nosso Instagram (@vcempreendedorangicos) clique aqui.


Fiquem ligados nas nossas redes!!!

Instagram - @vcempreendedorangicos

Site - https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi/programa-de-radio-voce-empreendedor

Tem alguma sugestão? Manda para nós: voceempreendedorufersa@gmail.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page