Segmento das Oficinas: Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios
Caracterização do Segmento das Oficinas
Um negócio deste setor - oficina, pode explorar, simultaneamente, diferentes atividades, como manutenção mecânica, elétrica e suspensão. A estrutura básica de uma oficina mecânica é composta por duas áreas, uma para o escritório e outra para a área operacional, local onde são realizado os serviços. Quanto maior o espaço da parte operacional, mais posições de trabalho e, consequentemente, mais carros e motos podem ser consertados ao mesmo tempo. Por isso, a cada esquina encontramos uma oficina, é um setor que cresce e gera cada vez mais renda. Os gastos com manutenção de veículos, por ano, no Brasil, geram cerca de R$ 128 bilhões e assim considera-se um segmento muito promissor no nosso país.
Impactos notados no Brasil
Segundo o relatório do Sebrae em conjunto com a Cielo, ocorreu uma redução com cerca de 48% do faturamento médio dos pequenos negócios em relação ao período inicial da pandemia (pré-crise). A Cielo também aponta, que o segmento apresenta uma queda pouco menos proeminente, de 22%.
Cenário e tendências no Segmento das Oficinas
Os estudos apontaram que ocorreu uma singela melhora, com a flexibilização das medidas de isolamento social, permitindo a abertura de alguns setores não essenciais, como oficinas, pode-se observar em São Paulo e em outras cidades.
Dicas e boas práticas
O relatório vem abordando algumas sugestões para melhorar o funcionamento e faturamento dos pequenos negócios deste segmento de oficinas ou parecidos, e como se adaptar:
Podemos começar citando as cidades que estão repensando o retorno das atividades econômicas locais e as oficinas e lojas de peças automotivas não estão fora desse cenário;
Consequentemente este retorno será lento, teremos um aumento dos automóveis que circulam pelas rodovias e muitos desses irão precisar de manutenção, reparos, revisão, etc. Seguindo este raciocínio, é importante a adequação dos processos da empresa, visando um atendimento qualificado e ofertado com qualidade, protegendo a saúde dos colaboradores e de seus clientes;
Repensar no local onde ocorre o recebimento de peças e veículos, aumentar os procedimentos de higienização de acordos com as normas, desde a recepção até a devolução dos carros e motos, sinalização em espaços de fluxo de pessoas, treinamento e orientação dos funcionários sobre a importância da adoção destas medidas novas e a forma de trabalhar.
Fonte: SEBRAE – Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios.
Entrevista da semana
Na entrevista desta semana contamos com a participação de Felipe, proprietário da oficina GF Auto Center. Para assistir a entrevista na íntegra, está disponível no nosso Instagram (@vcempreendedorangicos) clique aqui.
Fiquem ligados nas nossas redes!!!
Instagram - @vcempreendedorangicos
Site - https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi/programa-de-radio-voce-empreendedor
Tem alguma sugestão? Manda para nós: voceempreendedorufersa@gmail.com.br