Segmento da Construção Civil: Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios
Caracterização do segmento da Construção Civil
A Construção civil é um dos principais setores industriais no nosso país. A função da construção civil é ajudar no desenvolvimento do bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente, por meio de obras de engenharia civil desde em infraestrutura até nas edificações.
O segmento da Construção Civil vem alcançando toda e qualquer atividade voltada à produção de obras. Portanto, podemos abranger todas as funções de planejamento, projetos, execução, manutenção e restauração de obras.
Este segmento é um dos mais representativos da economia brasileira, chegando a corresponder a cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Impacto notados no Brasil
Com os decretos de isolamento social e a disseminação árdua do vírus COVID19, o setor enfrenta o período em queda de 62% com relação a uma semana normal.
Cenário e tendências no segmento da Construção Civil
Em alguns estados estão permitindo obras públicas ou emergenciais. A Caixa Econômica Federal, divulgou medidas complementares de auxílio à retomada de obras e ajuda financeira, totalizando cerca R$ 154 bilhões. Com está medida espera-se que preserve 1,2 milhões de empregos. As lojas de material de construção estão continuam alcançando permissão para funcionar em vários municípios, e o movimento se ampliou para reabertura de lojas de itens do lar. Pesquisa do mercado imobiliário revela que negócios de compra, venda e locação continuam com restrições em função de insegurança financeira e impossibilidade de realizar visitas. Já os MEI (Microempreendedor Individual) do setor como pedreiros, pintores, auxiliares de pedreiros, etc. permanecem no enfrentamento da forte queda na demanda por pequenas reformas e obras de autoconstrução.
Dicas e boas práticas
Trouxemos algumas dicas e boas práticas para ser aplicados nesse setor em meio a pandemia:
Aprimorar os conhecimentos, buscando cursos específicos para gerenciar seus estoques nesse período de crise;
Buscar informações com pessoas técnicas e com mais experiência no setor, se possível, implementar o sistema BIM (Modelagem da Informação da Construção). Isso auxiliar na redução de custos, nos desperdícios e tornará os serviços mais eficientes e com maior qualidade;
Intensificar as modalidades de fretes (delivery) para as entregas;
A criação de grupos de WhatsApp específicos para clientes, fornecedores e lojistas nas comunidades, para facilitar e aumentar o contato.
Use o movimento Compre do Pequeno, as construtoras deverão aderir cada vez mais ao lean construction;
O varejo deve buscar a venda online;
No mercado imobiliário, a busca por maior visibilidade e presença digital pode auxiliar a reorganização e digitalização do portfólio e da carteira, e a implementação de novas tecnologias de venda totalmente remota;
Para os MEI, a inserção em marketplaces específicos e a presença digital podem minimizar os impactos negativos da demanda.
Fonte: SEBRAE – Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios.
Entrevista da semana
Na entrevista desta semana trouxemos o Kaio Araújo, Engenheiro civil, proprietário da empresa KA Soluções. Para assistir a entrevista na íntegra, está disponível no nosso Instagram (@vcempreendedorangicos) clique aqui.
Fiquem ligados nas nossas redes!!!
Instagram - @vcempreendedorangicos
Site - https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi/programa-de-radio-voce-empreendedor
Tem alguma sugestão? Manda para nós: voceempreendedorufersa@gmail.com.br