Segmento Moda: Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios
Caracterização do segmento Moda
O segmento de moda se classifica como mercado adulto e infantil tanto feminino e masculino. A cadeia produtiva da moda, engloba os segmentos de têxtil e confecção, couro e calçados e joias, tem sido reconhecida por seu crescimento na geração de renda e de ofertas de empregos em todo o Brasil. São cerca de 2,4 milhões de empregos gerados no país, dispondo a moda como uma cadeia produtiva impactante e promissora, contribuindo diretamente para o crescimento tecnológico, econômico e social do Brasil.
Impacto notado no Brasil
Foi observado com a pandemia do COVID19 uma queda de 77% no comércio da moda, em relação a uma semana normal (vs. 74% na pesquisa anterior). Especificamente no comércio eletrônico de moda, o segmento apresentou crescimento de 15% nas vendas nos últimos dias.
Cenário e tendências no segmento Moda
Devido ao agravamento da situação sanitária e a queda do emprego e da renda, pois os consumidores estão focando seus gastos em bens essenciais, proporcionando uma queda maior no varejo da moda. Relatório da McKinsey aponta que, se a quarentena durar entre dois e três meses, 80% dos negócios deste segmento passará por dificuldades financeiras.
Dicas e boas práticas
Neste momento que nos deparamos com a ansiedade e incerteza, é preciso lutar contra a diminuição de compras, criar estratégias, e alcançar clientes cautelosos, que estão priorizando as necessidades mais básicas de consumo. Sugerimos algumas dicas:
Tenha uma postura ativa – esteja ativo e presente, não espere o cliente precisar, apresente alternativas, estimule a curiosidade e mostre oportunidades. Use as redes sociais para essa aproximação;
Fortalecimento da Marca e Sobrevivência – explore o delivery como experiência que vai além da venda e da entrega de produtos, mas como uma extensão da sua loja física;
Desconstrua crenças de consumo – crie um discurso de empatia, mas produza um conteúdo de utilização atemporal, criando oportunidades para além da crise.
Fonte: SEBRAE – Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios.
Entrevista da semana
Na entrevista desta semana trouxemos a Ana Flor Store, Como a temática da semana é MODA, o entrevistado da semana será ANA FLOR STORE, onde contamos com a participação da priprietária Karol Assunção. Para assistir a entrevista na íntegra, está disponível no nosso Instagram (@vcempreendedorangicos) clique aqui.
Fiquem ligados nas nossas redes!!!
Instagram - @vcempreendedorangicos
Site - https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi/programa-de-radio-voce-empreendedor
Tem alguma sugestão? Manda para nós: voceempreendedorufersa@gmail.com.br