Comércio Varejista: Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios
Caracterização do Mercado Varejista
O mercado varejista, ou só varejo, é o setor que tem contato e venda diretamente com o consumidor final, ao contrário do atacado no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes pequenos — geralmente varejistas. A grande maioria das firmas dedicadas ao comércio varejistas correspondem ao chamado setor terciário da economia de um país. No nosso país, o Brasil, possui como principais campos varejistas os supermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos e livrarias.
Impacto notado no Brasil
Desde o aumento da disseminação do COVID-19, o varejo brasileiro já apresenta uma queda de 29% no faturamento. Entre 26 e 28 de abril, a queda foi de 39%, devido as medidas de restrições. De acordo com pesquisa do Sebrae, o pequeno negócio do varejo tem sofrido mais, tendo registrado queda de 69% com relação a uma semana normal. Com as medidas de confinamento, o consumidor tem alterado seus hábitos e os itens do varejo alimentar têm crescido cada vez mais no orçamento deste e por ser uma necessidade essencial.
Cenário e tendências no Mercado Varejistas
Com a prorrogação da quarentena constantemente, as pessoas começam a consolidar seus novos hábitos de consumo. O comércio eletrônico e delivery em geral tendem a seguir com crescimento. Notasse que devido a algumas operações limitadas de alguns setores específicos do comércio, certas categorias de produtos passaram a ter maior contribuição no varejo raiz, movimento causando com que alguns comércios continuem com suas lojas físicas abertas para atendimento.
Dicas e boas práticas
O SEBRAE vem abordando e mostrando modos de boas práticas e dicas para que os mercados varejistas consigam enfrentar e se moldar neste período turbulento que enfrentamos, como:
Adaptar seu negócio para entrega direta ou utilizando serviço de delivery, é uma boa solução para os varejistas;
Manter contato com os clientes pelos canais digitais e oferecer serviços, como pode ocorrer o fechamento da loja física, proporcionará a comunicação e alcance maior com sua clientela ou novos clientes;
os vouchers (vales) são um caminho alternativo. Ou seja, o comércio realiza uma venda antecipada e disponibiliza um crédito para futuras compras de produtos/serviços;
A venda de kits por assinatura é outro caminho, possibilitando o aumento de vendas;
Focar nos itens que lhe proporcionam maior vantagem competitiva e vendem mais (custo, exclusividade, conveniência, etc);
Apesar do distanciamento, o consumidor tem mantido os hábitos de consumos ligados às datas comemorativas. Se planejem e elaborem estratégias para as próximas datas comemorativas, como dia das mães e dia dos namorados.
Fonte: SEBRAE – Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios.
Entrevista da semana
Na entrevista desta semana trouxemos o Supermercado J. Edilson, a entrevistada foi a assistente administrativa Maria Izabel. Para assistir a entrevista na íntegra, está disponível no nosso Instagram (@vcempreendedorangicos) clique aqui.
Fiquem ligados nas nossas redes!!!
Instagram - @vcempreendedorangicos
Site - https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi/programa-de-radio-voce-empreendedor
Tem alguma sugestão? Manda para nós: voceempreendedorufersa@gmail.com.br