Alimentos e Bebidas: Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios
Caracterização do setor de Alimentos e Bebidas (A&B)
O setor de Alimentos e Bebidas, conhecido também como A&B, vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo, desde as maneiras de atender, na preparação dos alimentos, até no modo de servir, sempre descobrindo novas técnicas e se relacionando diretamente com a qualidade do serviço ofertado e o controle da demanda. Este setor é imprescindível por estar relacionado com bens de consumo de primeira necessidade, sendo considerado uma área interessante para empreender. O mercado enfrenta e cria cada vez mais tendências que podem ser interpretadas como desafios ou oportunidades para o nicho A&B, qual enfrenta o desafio de ofertar produtos com qualidade, nutritivos, acessíveis e práticos para seus clientes.
Impacto notado no Brasil
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a entidade guarda a missão de fomentar o empreendedorismo no Brasil, esta vem realizando uma pesquisa de periodicidade semanal e disponibilizando por meio de boletim seus resultados sobre os principais impactos da COVID-19 nos pequenos negócios, principalmente nos 14 segmentos identificados como os mais diretamente afetados no nosso país, o qual vem enfrentando um aumento exponencial nos casos confirmados e óbitos a cada dia, para conter o contágio, governos estaduais e prefeituras têm tomado medidas de isolamento social, vale ressaltar que estes órgãos já discutem a possibilidade de aumentar o tempo de isolamento e restrições.
Foram realizados estudos com os dados de outros países após as quarentenas, quais apontaram que o consumo não volta a ser como antes da pandemia, por receio de contagio dos consumidores. No setor de alimentos e bebidas (A&B), qual iremos dar enfoque hoje, o boletim do SEBRAE mostrou que ocorreu uma queda de 66% em relação a uma semana normal e que em média um pequeno negócio só tem condições de se manter fechado apenas 23 dias.
Cenário e tendências no setor A&B
O setor A&B, constituinte principalmente pela parte de serviços de alimentação, foi um dos principais segmentos prejudicados pelas determinações de restrições de funcionamento pelas autoridades públicas, por ser um setor que ocasione aglomerações de pessoas em locais fechados. É notável e os estudos apontam que, nas próximas semanas, os negócios que trabalham com o fornecimento de refeições continuem operando apenas com entregas (delivery) ou takeout (retirada no estabelecimento). Como estas estratégias são desafiadoras, para alguns estabelecimentos se adaptarem tão rápido a este novo cenário de ofertar seus serviços, foram adeptos a fecharem seus estabelecimentos temporariamente.
Dicas e boas práticas
O SEBRAE vem abordando e mostrando modos de boas práticas e dicas para que os pequenos negócios consigam enfrentar e se moldar neste período turbulento que enfrentamos, como:
Reduzir os custos o máximo possível – renegociar contratos e avaliar a MP 396;
Gerenciar estoques – realizar pré-preparo e posicionamentos dos ingredientes, e rever o cardápio ofertado;
Segmentar – comunicar com clareza seus produtos e serviços, pensando no perfil do seu cliente e sua necessidade;
Reforçar a segurança dos alimentos – melhorar as boas práticas no estabelecimento, junto aos fornecedores e entregadores, demonstrar e comunicar esses cuidados com o cliente;
Avaliar forma de venda – aplicativos de delivery, canais mais convencionais (WhatsApp e telefone), adquirir um parceiro logístico local, e entrega com entregadores próprios;
Comunicar-se com clientes – venda antecipada (vouchers), criação de parcerias com empresas, de promoções de fidelização, de personalização de produtos, como até de pacotes para ocasiões especiais e aumentar a interação online com seus clientes;
Reposicionar seu negócio – avaliar qual é seu maior diferencial competitivo e planejar como irá ser sua atuação no pós-crise.
Entrevista da semana
Na entrevista desta semana trouxemos a Tapiocaria Coisas do Sertão, o entrevistado foi Sancler, proprietário da Tapiocaria. Para assistir a entrevista na íntegra, está disponível no nosso Instagram (@vcempreendedorangicos) clique aqui.
Fiquem ligados nas nossas redes!!!
Instagram - @vcempreendedorangicos
Tem alguma sugestão? Manda para nós: voceempreendedorufersa@gmail.com.br