Programa 120 - Recrutamento às cegas
Olá queridos ouvintes e seguidores!
No programa da ultima quarta, dia 30 de Outubro, tivemos o prazer de receber a Engenheira de Produção Allany Castro em nossa programação. Conversamos com Allany, que é Account Manager do Processo de Estágio da Vale Sá sobre o tema da semana "Recrutamento às cegas".
Veja tudo que rolou em nossa programação.
1. Notícias (Elaboração: Igor / Leitura: Leticia/Amarílis/Thaisia)
Bom dia a nossos ouvintes!
I ENCONTRO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
O Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai promover nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o I Encontro de Robótica Educacional do Rio Grande do Norte. A iniciativa é do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional, coordenado pelos professores Akynara Aglaé Burlamaqui e Samuel Azevedo, docentes do Campus Angicos. O Encontro traz como tema Robótica Educacional: conectando vidas, experiências e aprendizagens.
A programação inclui palestras, mesas redondas, submissão de artigos científicos, mostra de robótica e oficinas de robótica educacional com professores especialistas e pesquisadores da área.
As inscrições para participação do evento pode ser realizada pelo site: www.roboticarn.org; a inscrição é gratuita e com certificado!
Fonte: https://assecom.ufersa.edu.br/2019/10/07/ufersa-angicos-prepara-encontro-de-robotica-educacional/
II CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UFERSA
O II Congresso de Estudantes da UFERSA é um evento de mobilização estudantil para debater as mais diversas áreas que garantem o funcionamento da Universidade Federal Rural do Semi Árido, debater educação, conjuntura e movimento estudantil tendo como prioridade a defesa da instituição pública, gratuita e de qualidade, a defesa do PNAES e a permanência estudantil universitária.
INSCRIÇÕES:
Para estudantes da ufersa a inscrição é gratuita, podendo ser realizada até o dia 10/11;
Para estudantes de outra IES a inscrição custará 5 reais e pode ser realizada até o dia 10/11;
Fonte: https://www.even3.com.br/iicongressodeestudantesdaufersa/
CONVITE DA CONSOLIDA ENGENHARIA
Convidamos a toda comunidade Angicana e Ufersiana para se fazer presente na Assembleia de Fundação da Empresa Junior de Engenharia Civil da UFERSA Campus Angicos, a realizar-se dia 05 de Novembro no auditório do bloco 2 de professores da UFERSA.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9982-9072
2. Dica Empreendedora (Letícia e/ou Marianna)
Um processo seletivo em que o recrutador não tem acesso a informações detalhadas do candidato. Cor da pele, gênero, idade, endereço, escolaridade e até o nome da faculdade são ocultos durante a primeira etapa do processo.
A ideia é garantir uma seleção neutra, sem os vieses que, muitas vezes, são criados no primeiro contato entre o recrutador e o candidato. A modalidade, chamada de ‘recrutamento às cegas’, está invadindo a área de recursos humanos das empresas em todo o mundo.
Para a psicóloga e consultora de recursos humanos, Jacqueline Resch, a vantagem desse método é inserir a diversidade dentro das empresas. “Quando isso acontece, a instituição se torna mais forte, porque vozes diferentes constroem ótimas ideias”, afirma.
O processo funciona da seguinte forma: durante as primeiras etapas, tudo feito por meio de uma plataforma online, que omite os dados pessoais dos candidatos. O que conta são as habilidades e competências do concorrente à vaga. Com essas informações na mão, o recrutador faz o primeiro filtro. O contato pessoal só virá na segunda fase.
"A ideia é que, adotando este tipo de prática, os vieses inconscientes e os preconceitos dos recrutadores não interfiram na contratação de profissionais capazes de realizar bem o cargo e contribuir com a empresa. É daí que vem a diversidade", diz Jacqueline.
Em algumas companhias, o recrutamento às cegas vai além e oculta também o nome da instituição de ensino onde o candidato fez a faculdade. Isso porque muitas empresas, até então, escolhiam seus futuros funcionários a partir de um leque restrito de universidades, consideradas as melhores – só que essa prática não contribui com a diversidade.
A atenção à diversidade dentro das empresas tem uma razão clara. Pesquisas mostram que uma força de trabalho diversa impacta positivamente no lucro das organizações. Um estudo da consultoria McKinsey realizado com mais de mil empresas em 12 países, demonstrou que ter mulheres em cargos de chefia aumenta em 21% a probabilidade de uma empresa ter performance financeira acima da média. Em outro levantamento, a McKinsey apontou que empresas plurais lucram 33% mais do que empresas homogêneas.
3. Caso de sucesso (Cleyton)
Nubank
Engajada em criar um time diverso, a startup aderiu ao programa no início de 2016. "A gente acredita que o processo às cegas reduz os vieses inconscientes que surgem durante um processo de avaliação", diz Silvia Kihara, gerente de Recrutamento do Nubank.
A metodologia é usada principalmente para os cargos ligados à engenharia de software. Não existe pré-requisito para preencher o currículo. O candidato escolhe as informações que serão compartilhadas com o entrevistado. A única exigência é a participação em uma atividade online e prática: digitar códigos de dados. É por meio deste teste que o profissional será avaliado.
4. Entrevista (Cleyton e o Entrevistado)
Allany Castro é Engenheira de Produção pela UFRN e também técnica integrada em Controle Ambiental pelo IFRN. Com experiência em consultoria empresarial e liderança no Rio Grande do Norte, atualmente é Account Manager do Processo de Estágio da Vale Sa em 7 estados e mais de 30 cidades no Brasil pela 99Jobs!
Questões
1 - Apresentação
2 - Como funciona o recrutamento às cegas?
3- Qual a aceitação das empresas por essa forma de recrutamento?
4- É mais comum em algum tipo de empresa?
5- Quais os diferenciais que vocês percebe no recrutamento às cegas?
5. Frase/Texto Motivacional (Elaboração: Igor / Leitura: Cleyton)
“Todo mundo começa forte. O sucesso vem para aqueles que têm um compromisso inabalável de continuar assim até o fim.” Howard Schultz, CEO da Starbucks
6. Despedida (Cleyton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema foi Recrutamento às cegas