PROGRAMA 117 - "O que é uma empresa sustentável?"
Olá queridos ouvintes e seguidores!
No programa da ultima quarta, dia 02 de Outubro, abordamos o tema "O que é uma empresa sustentável?".
Veja tudo que rolou em nossa programação.
1. Notícias (Elaboração: Igor / Leitura: Rage)
SECITEC
A sétima edição da Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, terá como tema: “UFERSA Angicos no cenário regional: uma década de desenvolvimento sócioeducacional”. O evento possui como público- alvo a comunidade da nossa região Central. São aluno(a)s da UFERSA e de instituições de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, bem como da participação do público em geral.
A Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) é o maior Evento da região do Sertão Central do Rio Grande do Norte envolvendo Ciência, Cultura, Educação, Inovação e Tecnologia. Até o momento temos 888 inscritos e esperamos que o público chegue a ultrapassar em 1000 pessoas entre participantes e visitantes.
A SECITEC-2019 contará, em sua estrutura com: 10 palestras, 35 minicursos, 8 oficinas e exposições de trabalhos e projetos científicas. Também teremos a participação de projetos de grandes dimensões da UFERSA Angicos, tais como o CinePet, INEAGRO, EDUCLIN, LATIC, GETEPS, GITEC e outros.
As novidades deste ano estão nas competições de Carrinho de Rolimã e da Ponte de Macarrão que vai acontecer na Praça José da Penha, no dia 08/10. Outra novidade será a atividade cultural SarAlma que vai acontecer (junto com a SECITEC) nos dias 09/10 e 10/10 nas dependências da UFERSA e que tem com tema: Da força do meu sertão, trago as raízes no coração.
Convidamos a comunidade acadêmica e geral para participar da SECITEC e que já se direciona pra ser o maior evento acadêmico/científico da Região do Sertão Central do RN.
E-mail: secitec@ufersa.edu.br
Profa. Jacimara Villar Forbeloni (84)9.9654-2270
Prof. Francisco Edcarlos Alves Leite (84)9.9941-3411
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9982-9072
2. Dica Empreendedora (Letícia e/ou Marianna)
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de um número crescente de empresas, cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza e, portanto, do claro vínculo que une a própria prosperidade com o estado da saúde ambiental e o bem-estar coletivo da sociedade.
É cada vez mais importante que as empresas tenham consciência de que são parte integrante do mundo e não consumidoras do mundo. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade.
Marca verde
O diferencial verde obtido por uma empresa no mercado pode vir através do estabelecimento de uma marca verde que seja reconhecida, aprovada e preferida pelos consumidores. Essas marcas facilitam a escolha dos consumidores e diminuem seu trabalho de pesquisa no momento da compra. Elas tem a finalidade de sinalizar aspectos que são importantes para os consumidores, como qualidade, procedência ambiental, status entre outras.
É uma tentativa de aglutinar características de um produto verde com os benefícios ambientais e sociais que ele carrega, formando uma imagem positiva na mente do consumidor
Gestão de resíduos sólidos
Da reutilização à geração de energia, todo resíduo tem valor. Há alguns anos, nossa sociedade descobriu que o lixo não é exatamente algo que se possa descartar em qualquer local, sem as devidas precauções.
Os chamados “lixões”, que ainda persistem em diversas cidades brasileiras, são na verdade uma ameaça à saúde pública. Eles são fonte de poluição de diversos tipos. Podem contaminar não só o solo, mas também a água subterrânea, os córregos e rios, e o próprio ar, pela produção de gases prejudiciais ao homem e ao meio ambiente.
Além disso, a própria palavra lixo não serve mais para definir o material descartado diariamente pelas residências, empresas e órgãos públicos. Tudo o que no passado aprendemos a chamar de lixo deve ser chamado atualmente de “resíduo sólido”.
Os especialistas asseguram que qualquer que seja o resíduo sempre haverá uma destinação mais adequada para ele do que simplesmente descartar. Da reutilização à geração de energia, tudo tem valor e pode, inclusive, tornar-se fonte de renda.
Desde 2010, o Brasil tem uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, a PNRS. Essa política estabelece o prazo até 2020 para que o país tenha toda a estrutura necessária para dar uma destinação adequada a qualquer resíduo sólido (o que antigamente se chamava de lixo). Para chegar lá, no entanto, será preciso agir nas áreas política, econômica, ambiental, cultural e social, com metas e prazos definidos.
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
3. Caso de sucesso (Cleiton)
É possível uma empresa ser inovadora e sustentável?
Química desenvolve etanol a partir do bagaço da laranja, na Unicamp
A importância do estudo ressalta quando se sabe que, segundo o United States Departament of Agriculture, o Brasil é o maior produtor de laranja do mundo. Em 2011, cerca de 19 milhões de toneladas de laranjas foram produzidas no país, das quais 15 milhões apenas no Estado de São Paulo. O resíduo resultante da extração do suco constitui cerca de 50% do fruto.
MÁQUINA PRODUZ SUCO E USA CASCAS DE LARANJA PARA "IMPRIMIR" SEUS COPOS
Quando alguém pede um suco, a máquina corta e espreme as frutas de forma automática. As cascas, acumuladas em um compartimento na parte posterior, são usadas para "imprimir" o copo no qual será servida a bebida.
O processo inclui a secagem e moagem das cascas, que são misturadas com ácido polilático para produzir um tipo de bioplástico. É a partir dele que uma impressora 3D acoplada à máquina produz o copo.
NATURA
Ingredientes seguros: Substituição de ingredientes controversos quando surgem evidências de riscos ambientais ou à saúde humana, ainda que esta não seja uma exigência legal.
Sem testes em animais: A Natura não testa em animais desde 2006. Também não compra insumos ou ingredientes que tenham sido testados em animais.
Cuidado com a origem: Investe em um modelo de desenvolvimento com as comunidades da Amazônia que valoriza o manejo da floresta e as práticas agrícolas sustentáveis, combatendo o desmatamento e garantindo a conservação das florestas. Gera oportunidade de renda e cuidamos do desenvolvimento social dos pequenos produtores.
Compromisso com o clima: Desde 2007 a Natura é 100% carbono neutro. As emissões que não podem ser evitadas são compensadas com a compra de créditos de carbono de projetos que geram benefícios sociais e ambientais. Já foram reduzidos 908 mil toneladas de CO2e, o equivalente à poluição gerada em 156 mil voltas de carro na Terra.
Embalagem ecológica: São priorizados materiais reciclados pós consumo e de origem renovável
5. Frase/Texto Motivacional (Elaboração: Igor / Leitura: Cleiton)
Poema feito na disciplina de Gestão de Resíduos
6. Despedida (Cleiton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema foi Você tem atitudes sustentáveis no dia a dia?