PROGRAMA 108- Edital Ineagro Cabugi 2019: Minha ideia tem potencial para virar um negócio?
Olá queridos ouvintes e seguidores!
No programa da ultima quarta, 27/06, continuamos a série de programas sobre o Edital 2019.1 da Ineagro Gabugi. O tema foi Minha ideia tem potencial para virar um negócio?.
Veja tudo que rolou em nosso programa.
1. Notícias (Elaboração: Igor / Leitura: Rage)
Notícia 1
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que “Institui no município de Natal o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, aos microempreendedores individuais e empreendimentos econômicos solidários”. A votação foi iniciada na sessão extraordinária da quinta-feira da semana passada (13). De acordo com a Federação do Comércio (Fecomércio), 87% das empresas potiguares se enquadram no texto.
De acordo com os empresários e vereadores, a nova lei tem o objetivo de desburocratizar e agilizar o atendimento às micros e pequenas empresas na capital e cria "um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios de pequeno porte, que serão beneficiadas com o desembaraço fiscal e burocrático, maior competitividade e com a abertura de novos mercados".
Notícia 2
Pesquisadores da Ufersa recebem prêmio de melhor trabalho da área de Magnetismo em Congresso Nacional de Física. A aluna do curso de Engenharia Elétrica, Sarah de Carvalho Caminha, e o seu orientador, professor Idalmir de Souza Queiroz Júnior, foram agraciados com o Prêmio de Melhor Pôster da Área de Magnetismo durante o Encontro de Outono 2019 da Sociedade Brasileira de Física (EOSBF), realizado de 26 a 31 de maio na cidade de Aracaju, em Sergipe.
Notícia 3
São João do PET. Será hoje às 20 horas no centro de convivência da UFERSA
Notícia 4
EDITAL – INEAGRO CABUGI
A Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi – INEAGRO CABUGI, torna público a abertura do processo de inscrição, seleção e admissão de propostas de empreendimentos inovadores no seu sistema de incubação.
A submissão da proposta ocorrerá através do site da incubadora através de formulário online, que após submetido, deverá ser enviada uma declaração assinada tratando sobre a veracidade das informações transmitidas, conforme modelo disponibilizado no site, para o email da incubadora (ineagrocabugi@ufersa.edu.br).
Para acessar o Edital, é preciso acessar o site da INEAGRO CABUGI.
Lembrando que os prazos para as inscrições são até 15 de Julho.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9982-9072
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “JACKSON DO PANDEIRO - FORRÓ EM LIMOEIRO” Este ano marca o centenário de um dos maiores músicos do Brasil: o Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro.
CLEITON - Vamos agora com a dica empreendedora com Letícia
2. Dica Empreendedora (Letícia e/ou Marianna)
Instruções: Utilizar sites como SEBRAE e/ou referenciados para ser uma boa base para os ouvintes (1 ou 2 páginas no máximo). Não esquecer de colocar o link
Nossos programas atualmente estão falando sobre os critérios de submissão exigidos no Edital da Ineagro Cabugi 2019.
Já falamos sobre:
1 Perfil empreendedor
2 Disponibilidade de tempo para se dedicar ao empreendimento
3 Identificação do problema a ser resolvido
4 Aspecto inovador da solução proposta para o problema identificado
5 Habilidade e competência para desenvolvimento da solução proposta
E hoje vamos falar do
6 Potencial de negócio da ideia apresentada.
Separei para vocês uma coluna do UOL de nada mais nada menos que José Dornelas
Muitas pessoas acreditam que o segredo do sucesso dos empreendedores decorre de uma ideia sensacional, aquela que ninguém pensou antes e que, por isso, o empreendedor conseguiu desenvolver uma empresa bem-sucedida. Mas isso é mito ou verdade?
É fato que empreendedores inovadores mudam os mercados e até criam novos nichos que não haviam sido identificados pela maioria. Mas esses empreendedores fazem parte de um grupo seleto no mundo todo.
O mantra dos negócios nos dias atuais é tratar a inovação como palavra-chave para que seja o centro das atenções do empreendedor. Com a inovação, você consegue se diferenciar da concorrência e, com isso, aumenta suas chances de fazer acontecer.
Mas como você pode saber se está criando algo inovador, se sua ideia vale a criação de um negócio, antes de colocá-la em prática? Esse é o dilema dos empreendedores que estão começando, pois é praticamente impossível prever se o que você está prestes a criar dará retorno certo…
O que se recomenda aos empreendedores é que busquem avaliar suas ideias com técnicas de análise de mercado e observação local onde se quer atuar para ver se a ideia que teve tem potencial de sucesso.
Transformar uma ideia em uma oportunidade é o desafio dos empreendedores e, caso você esteja pensando em criar uma empresa para atuar com venda ao consumidor final, por exemplo, você deveria se perguntar:.
1) Minha ideia é atrativa o suficiente para que uma pessoa compre um produto ou serviço decorrente do que pensei?.
2) Porque essa pessoa compraria esse produto ou serviço? Quanto estaria disposta a pagar?
3) Quais outras empresas já fazem algo parecido e como o mercado está estruturado? Qual o tamanho do mercado que quero atender (número de pessoas, volume de dinheiro que movimenta etc.)?
E como você responde a essas perguntas? Com muita pesquisa, conversa com os potenciais clientes, visitando e praticando a experiência de compra nos estabelecimentos concorrentes, fazendo e aplicando uma pesquisa de mercado estruturada..
Se você não sabe fazer uma pesquisa de mercado, pode contratar uma empresa para auxiliá-lo, o que às vezes inviabiliza o processo devido ao custo. Nesses casos, cabe buscar conhecimento em cursos, livros e na internet.
Há várias ferramentas e sites que disponibilizam instrumentos de pesquisa online a preços acessíveis. O importante é tentar saber se sua ideia vale um negócio antes de criar a empresa. Com isso você mensura melhor o risco e o potencial retorno de sua criatividade empreendedora.
Fonte: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/colunistas/2012/10/01/pesquise-o-mercado-para-saber-se-sua-ideia-de-negocio-tem-potencial.htm
LETÍCIA/MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “AMAZAN - BOI NA CAJARANA”
3. Caso de sucesso (Cleiton) MIRANDA
Afrânio Miranda, diretor Administrativo da Miranda Computação, se emocionou ao relembrar surgimento da empresa, fundada por três irmãos e que completa 30 anos de estrada. “A Miranda não é feita por nós e sim pelos consumidores potiguares”, disse. Os Miranda começaram a empreender em Taipu, cidade natal da família, vendendo diversos produtos. Em 70, já estabilizados em Natal, enxergaram uma oportunidade de vender livros de informática, já que eram curiosos do assunto.
“ A Miranda começou no quintal da casa da minha mãe e a ideia era vender os livros, fazer treinamentos e elaborar sistemas de informática. Foram muitas dificuldades, não foi fácil, mas aos poucos alcançamos o sucesso e tornamos referência no estado, no país e também no mundo”, declarou.
Hoje a Miranda possui oito lojas físicas, sendo uma em Mossoró, possui serviço de entrega, comercializam três mil produtos e atendendo 2 mil clientes por dia. A empresa é responsável por 340 empregos diretos. “O empresário ou aquele que quer empreender não pode se acomodar, tem que ouvir os clientes e os colaboradores e buscar o diferencial para superar a crise”, aconselhou.
Fonte:http://fecomerciorn.com.br/noticias/empresarios-potiguares-falam-de-trajetoria-de-sucesso-para-inspirar-empreendedores/
5. Frase/Texto Motivacional (Elaboração / Leitura: Cleiton)
CORDEL: São João
Quem olha e não conhece
Não sabe o que falar
Desse povo do nordeste
Que sabe se balançar
Quando escuta um forró
Daquele bom de dançar
Tem um período do ano
Que forró tem pra sobrar
Quadrilha pra todo lado
Festa em tudo que é lugar
E sem falar das comidas
Que tem pra saborear
Eu tó falando meu povo
É da época de São João
Que tem fogueira queimando
Gente soltando balão
E a fé inabalada
Cultivando a tradição
Pra vc que vem de longe
Deixa eu te explicar
A magia que essa festa
Promove nesse lugar
Mostra a força desse povo
Que sabe comemorar
Festas juninas não são
Apenas comerciais
Sei que tem show dos pesados
Artistas internacionais
Com 50 mil pessoas
Também acho essenciais
Mas eu to falando mesmo
E das festas de tradição
Que tem terço e tem novena
Pra nosso santo São João
Que faz o homem do campo
Agradecer em oração
Essa comemoração raiz
Que faz a gente lembrar
Daquele que o salvador
Teve o dever de batizar
Nas águas do rio Jordão
Pra nossas almas salvar
A vinda do Jesus Cristo
Foi ele que profetizou
Causando um rebuliço
Na aquele que o matou
E sua cabeça em uma bandeja
A sua filha presenteou
João cumpriu seu papel
Com o saber de um artista
Suas palavras para cristo
Soprava com um flautista
E por esse grande feito
Viva a São João batista.
(Cleiton Medeiros)
6. Despedida (Cleiton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema foi
Edital Ineagro Cabugi 2019: Minha ideia tem potencial para virar um negócio?
Agradecimento à equipe e audiência
Tags: Edital, Ideia, Negócio