PROGRAMA 98- Ampliando a tecnologia nas pequenas cidades.
Olá queridos ouvintes e seguidores!
No programa da ultima quarta, 20/03, falamos o mercado de tecnologia e como ele vem se expandido, principalmente nas pequenas cidades. Conversamos com Humberto Filho, ele que faz parte de um grupo de empresários que tem como foco principal os provedores de internet. O mercado de provedores de internet é um dos mais promissores. A conexão em alta velocidade é uma das principais perspectivas para os negócios desse ramo. Nesse contexto, convém analisar como os pequenos provedores de acesso à internet estão ganhando espaço e se tornando a principal força para o crescimento dos serviços de telecomunicações em diferentes localidades do país.
Veja tudo que rolou e, nosso programa.
1. Notícias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos
Bom dia a nossos ouvintes!
Extensão publica Edital de Apoio a Eventos e amplia número de propostas selecionadas. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC divulga Edital de seleção de propostas para apoio financeiro a eventos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A novidade desta edição é o aumento da quantidade de propostas a serem selecionadas e o apoio a eventos acadêmicos. Ao todo serão selecionadas até 35 propostas. Podem ser submetidas propostas nas modalidades de Extensão e Cultura, que engloba eventos de cultura e de natureza extensionista, que demonstrem clara articulação recíproca da UFERSA com comunidades ou setores da sociedade, com finalidade de desenvolver ações de produção de conhecimento, atendimento a demandas específicas das comunidades ou formação técnica a grupos externos à UFERSA.
Já a modalidade Acadêmica engloba eventos de natureza acadêmica, voltados para o ensino e pesquisa como: eventos relacionados à melhoria dos cursos de graduação da UFERSA e/ou destinados à discussão de temáticas relevantes para a formação acadêmica dos estudantes; eventos que objetivem a reunião de membros da comunidade científica para a divulgação/socialização de conhecimentos e produtos; eventos propostos pelos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação que demonstrem a consolidação de cooperações nacionais e inserção internacional; outros eventos de mesma natureza.
A submissão das propostas deverá ser feita exclusivamente por meio do SIGAA, no período de 26 de março a 26 de abril deste ano.
SENAI utilizará ferramentas do Google For Education.tecnologia está cada vez mais presente no ambiente educacional. “Hoje estão sendo realizados os testes para estabilização da ferramenta e a previsão é que comece a funcionar em abril”, explicou Everton Lopes, coordenador regional do projeto.
A primeira escola do SENAI RN a utilizar essa nova tecnologia será o CTGAS-ER, a previsão é que até o fim de abril essa tecnologia esteja disponível para todas as Unidades Operacionais do Estado. Os aplicativos Google do pacote “For Education” estarão disponíveis para todos os alunos e docentes do SENAI RN nas modalidades de Qualificação Profissional, Aprendizagens: Básica e Técnica, Técnico de Nível Médio e Especialização Profissional.Entre outras funcionalidades, os docentes terão a oportunidade de montar salas de aulas virtuais com a possibilidade de interação em tempo real para compartilhamento de conteúdo, esclarecimento de dúvidas, agendamento de atividades educacionais, etc. De acordo com Everton, esse projeto o SENAI-RN mantém o compromisso com a qualidade do serviço educacional prestado a todos os seus alunos.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Giannini Alencar”
CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é AMPLIANDO A TECNOLOGIA NAS PEQUENAS CIDADES
2. Dica Empreendedora (Marianna Campos)
EM 2016, No Brasil, há 2,2 mil provedores de internet licenciados, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No entanto, a maioria é desconhecida para boa parte da população do país – ainda mais para quem vive em grandes cidades, onde a oferta de serviços de internet fica na mão de poucas empresas.
De acordo com provedores da Bahia, de Minas Gerais e do Paraná, a excelência no atendimento é o maior diferencial para vencer a concorrência das grandes operadoras e de quem vende internet fixa de forma clandestina.
Na década de 90, quando a internet surgiu no Brasil, os provedores eram os responsáveis por conectar os usuários à internet. As empresas de telefonia levavam os cabos até a casa do cliente, mas eram proibidas por lei conectá-los.
Em 2013, a regulamentação foi derrubada e as operadoras passaram a vender não só a infraestrutura mas como o acesso à internet também. “Os provedores tiveram que se reinventar. Hoje, são operadoras”, afirma Erich Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). É por isso que, hoje, quem mora em metrópoles costuma conhecer apenas três ou quatro empresas que oferecem esse serviço.
Mas, de acordo com Rodrigues, os provedores regionais têm uma característica em comum: 78% das operadoras licenciadas são pequenas empresas enquadradas no Simples. Ou seja, faturam menos de R$ 3,6 milhões por ano. Metade das 2,2 mil companhias que têm o aval da Anatel para funcionar, aliás, atuam em apenas um município brasileiro.
Atualmente, de acordo com o presidente da Abrint, as operadoras estão trabalhando para oferecer mais planos de fibra ótica, com velocidades que podem chegar a 100 megabits por segundo. Além da fibra, os provedores oferecem planos por internet a cabo e por rádio.
Os valores dos pacotes dos pequenos provedores são similares aos praticados por operadoras mais conhecidas, mas com um atendimento melhor que o prestado por elas. “As pequenas empresas do setor estão próximas aos assinantes e conseguem resolver os problemas com mais facilidade”, afirma.
Quando o cliente de uma grande operadora precisa de ajuda, ele provavelmente terá de enfrentar um atendimento automático e esperar alguns minutos antes de falar com um atendente de verdade. Em pequenos provedores essa realidade é um pouco mais ágil.
Chegar primeiro e estabelecer uma relação com a população local são caminhos que os pequenos provedores costumam tomar.
Para oferecer uma boa experiência, muitos empreendedores escolhem focar em uma região - ao contrário da estratégia das grandes operadoras.
DESAFIOS:Para o presidente da Abrint, os pequenos provedores enfrentam alguns desafios para seguir crescendo. Um deles é a falta de incentivo governamental para o setor. “Não há linhas de crédito disponíveis para as operadoras.”
De acordo com Rodrigues, ainda há muitas cidades brasileiras sem bons provedores de internet. As más condições de infraestrutura e econômica destes municípios fazem com que os negócios não sejam lucrativos. “Ao levar internet para o interior do país, nós levamos desenvolvimento econômico e social. Lutamos por benefícios fiscais que nos ajudem nessa missão social e que façam a nossa operação valer a pena”, afirma.
MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/07/pequenas-empresas-levam-internet-para-longe-dos-grandes-centros.html
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Forró Resenha”
3. Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)
Humberto Filho, sócio-administrador de um grupo que envolve vários provedores de internet Viva telecom, HiperNET, Conceitos Net, Telecab, MegaNET e N5.
0. Bom dia Humberto, você poderia contar um pouco de sua trajetória?
Quais empresas fazem parte deste grupo?
Qual a diferença entre cada uma delas?
Qual a sua motivação para empreender nessa área de tecnologia?
Quais são as principais dificuldades técnicas para expandir o negócio até agora?
Qual o diferencial do serviço das empresas que fazem parte do grupo?
Você tem alguma dica para quem deseja empreender?
Quais são os próximos objetivos a atingir?
Despedida
5. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)
“Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado” (Autor Paul J. Meyer – escritor)
6. Despedida (Cleiton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e o nosso tema foi AMPLIANDO A TECNOLOGIA NAS PEQUENAS CIDADES
Agradecimento à equipe e audiência
Tags: Tecnologia, pequenas cidades.