top of page

PROGRAMA 97- Tecnologia à favor da educação: Roboeduc.


Olá queridos ouvintes de seguidores !

No programa da ultima quarta feira, 13/03/2019, falamos do uso da tecnologia em função da educação, conversamos com a professora Akynara Aglaé, ela que é Líder do grupo de Pesquisa: Pesquisa Interdisciplinar com Robótica e Tecnologias Educacionais no Semiárido.

Veja tudo que rolou em nosso programa !

1. Notícias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos

Bom dia a nossos ouvintes.

Edital JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Edital de seleção de propostas para adesão à metodologia JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos - para instituições públicas do estado do Tocantins Objetivo: Disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Este Edital prevê a seleção de propostas de instituições públicas de ensino fundamental para implantação do JEPP, mediante a capacitação de professores, fornecimento de livros didáticos para os alunos e o acompanhamento/monitoramento pedagógico da metodologia. Sobre a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP

A metodologia está estruturada em nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental. Os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor, promover a ecossustentabilidade, ética e cidadania, cultura da inovação e cooperação, e o plano de negócio. A carga horária total de cada ano do ensino fundamental varia de 22 a 30 horas, e está dividida em 10 a 15 encontros, cuja duração de cada encontro varia de 2 a 2h30min, conforme o ano de ensino. Os conteúdos podem ser inseridos na matriz curricular como atividade transdisciplinar, pois é compatível com o currículo do ensino fundamental, ou podem ser ofertados em horário alternativo (extraclasse).

O curso incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma.

A metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, conforme a realidade local e dos alunos.

Workshop promovido pela Ufersa apresentou caminhos para a indústria salineira. Com o auditório Amâncio Ramalho repleto de professores, alunos, empresários da indústria salineira, representantes de órgãos ambientais e autoridades políticas, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoveu na última no sexta-feira, dia 08 de março, o II Workshop Indústria Salineira em Foco, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. O evento foi organizado com o intuito de apresentar à sociedade os resultados de pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas na Ufersa em diferentes pontos da cadeia produtiva do sal a fim de oportunizar um debate conjunto de alternativas que amenizem a crise que enfrenta o setor. O professor Rogério Taygra foi o primeiro conferencista do Workshop abordando o tema “Salinas e manguezais: razões do conflito e caminhos para a conciliação”. Na palestra, ele apresentou um panorama sobre os impactos ambientais e reflexos econômicos da recuperação ou compensação ambiental das áreas degradadas na atividade salineira em manguezais e propôs alternativas para o conflito existente entre salineiros e órgãos ambientais. O assunto foi tema da sua tese de doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da Ufersa, sob orientação do professor José Luís Costa Novaes.

O conflito dos produtores de sal do Rio Grande do Norte com os órgãos de proteção ambiental é o tema da tese de doutoramento do professor Rogério Taygra Vasconcelos , da Ufersa. Ele garante que conflito entre salineiros e meio ambiente tem solução. Toda a discussão foi publicado no jornal Defato.com.

  • Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160

CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Luan Estilizado”

CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é Tecnologia à favor da educação: Roboeduc

2. Dica Empreendedora (Marianna Campos)

Robôs, arduinos, circuitos, sensores. Esses elementos estão começando a entrar dentro da sala de aula e incentivando os alunos a colocar a “mão na massa”. A chamada cultura maker vem abrindo espaço para o surgimento de negócios que unem tecnologia e educação.

Os empreendedores deste setor buscam novas formas de ensinar e tornar as disciplinas tradicionais mais atrativas para os alunos.

Eles apostam na metodologia STEAM, que une os conceitos de ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática nos projetos educacionais para provar que a interdisciplinaridade pode ajudar no desenvolvimento do aluno.

Para entender melhor os benefícios e reflexos do ensino da robótica nas escolas, a POSITIVO entrevistou seus Embaixadores da Inovação.

A robótica traz benefícios além da Ciência e Tecnologia:

Quando perguntados aos os três principais benefícios do ensino da robótica na escola, a resposta foi quase unânime: estímulo do raciocínio lógico, da criatividade e do trabalho em equipe.

É o que diz Andrea Camiña, da Robolae Robótica Educacional, Tecnolologia e Inovações. Segundo ela, a robótica vai “desenvolver a criatividade, ensinar a resolver problemas através de projetos e incentivar o trabalho em equipe e o compartilhamento de descobertas”.

O raciocínio lógico engloba o pensamento computacional, a capacidade de analisar um problema, determinar uma solução e descrevê-la como uma série de passos que podem ser seguidos por uma pessoa, um computador ou um robô. Esta habilidade, que pode ser aplicada a quase qualquer atividade no dia-a-dia, é essencial tanto na criação do robô em si (quais tarefas ele irá executar? quais peças podem ser usadas para isso? como serão conectadas?) quanto na criação do software que irá controlá-lo.

O espírito de equipe é reforçado pelo fato de que muitas turmas de robótica competem em eventos, encorajando o espírito competitivo entre os participantes, mas sempre tratando outros membros da equipe e os concorrentes com respeito e gentileza.

E o impacto da robótica no ensino pode ser sentido além das disciplinas relacionadas a STEAM. Segundo Rosekel Schettino de Meirelles Maia, do Centro Educacional Casulo, “muitos alunos que não iam bem nas disciplinas “comuns” e passaram a se destacar na robótica tiveram um aumento significativo na autoestima e, consequentemente, melhoram seu desempenho nas outras disciplinas”. Oswaldo Fernandes da Silva Neto, da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho em Manaus, no AM, concorda: “a maior mudança ocorreu na autoestima dos alunos. Eles são agora um exemplo para sua comunidade e sua família”.

MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Educacao/noticia/2018/05/empresas-apostam-na-robotica-para-inovar-na-educacao.html

https://www.positivoteceduc.com.br/blog-robotica-e-stem/o-que-robotica-pode-ensinar-as-criancas/

CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Zé Sanfoneiro”

3. Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)

Profª. Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui

Pedagoga (Centro de Educação, UFRN, 2002). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN (2010). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN (2014) .Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, Centro Multidisciplinar de Angicos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD- UFRN). Coordenadora do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional (LATIC - UFERSA, Angicos). Líder do grupo de Pesquisa: Pesquisa Interdisciplinar com Robótica e Tecnologias Educacionais no Semiárido.Participa como pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia (Npiti, IMD, UFRN). Participa de projetos de pesquisa / extensão envolvendo Robótica Educacional, Educação à Distância, Inclusão Digital, Formação de Professores para uso das TIC.

0. Bom dia, Profª Akynara. É um prazer contar com sua presença em nosso programa. Gostaríamos que você se apresentasse para nossos ouvintes.

1. O que é a Roboeduc?

2. Por que tornar isso um negócio?

3. Quais as dificuldades encontradas nesse trajeto?

4. Por se tratar de tecnologia, o investimento inicial é alto?

5. Como seu tempo é dividido entre todas essas atividades de ensino, pesquisa, extensão e a Roboeduc?

6. Despedida

5. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)

“Cada criança é um artista. O problema é permanecer um artista depois que crescemos” - Pablo Picasso

6. Despedida (Cleiton)

  • O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema foi Tecnologia à favor da educação: Roboeduc

  • Agradecimento à equipe e audiência

Tags: Tecnologia, educação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page