top of page

PROGRAMA 93- O registro de marca nos pequenos negócios


Olá queridos ouvintes e seguidores!

No programa do dia 30/01; falamos sobre O registro de marca nos pequenos negócios. Três em cada quatro pequenos negócios no Brasil têm um nome fantasia e grande parte delas também possui logomarca própria. É o que apontou a pesquisa "O Registro da Marca nos Pequenos Negócios", envolvendo 4.002 empresários. Apenas 19% deles, porém, procuraram registrar sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro, necessário para garantir a exclusividade em seu uso para um produto ou serviço (SEBRAE, 2019).

Veja tudo que rolou em nosso programa!

1.Notícias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos

Bom dia a nossos ouvintes!

Ufersa promove II Fórum de Assistência Estudantil e V Seminário de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social.A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e da Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (Caadis), promove nos dias 4 a 8 de fevereiro o II Fórum de Assistência Estudantil e o V Seminário de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social com o tema “Avaliação das políticas de inclusão e permanência da universidade”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro pelo SIGAA.

A programação abrange palestras e grupos de trabalhos, nos quais serão abordadas temáticas relevantes da assistência estudantil da Universidade enquanto uma política institucional ampla que transpõe a mera concessão dos auxílios financeiros, uma vez que deve compreender o conjunto de ações que possibilite o enfrentamento das dificuldades pedagógicas, psicológicas e sociais. O evento tem início no dia 4 de fevereiro no Campus Sede, em Mossoró, prosseguindo no dia 5 no Campus Angicos, no dia 6 no Campus Caraúbas, no dia 7 no Campus Pau dos Ferros e finalizando no dia 8 de fevereiro em Mossoró.

Na segunda notícia de hoje, temos que NE lidera lista de aprovados na Chamada Regular do SISU Ufersa 2019. 65% são do RN

O Ministério da Educação – MEC divulgou nesta segunda-feira, dia 28, a lista dos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificado – SISU 2019. Das 2.710 vagas oferecidas pela Ufersa para os 29 cursos de graduação em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, 98% das vagas foram preenchidas com os aprovados nesta fase, o equivalente a 2.663.

Ao longo dos seis dias de inscrições, de 22 a 27, a Ufersa contabilizou 30.165 inscritos, sendo 53% destinados à primeira opção e 47% para a segunda opção. O Curso de Medicina foi o mais procurado, com 4.743 inscritos, sendo seguido pelos cursos de Administração, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Integral, Agronomia e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Noturno.

Mais de 140 companhias enviaram mensagens para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) após a campanha da ABDI para que startups e empresas pudessem disponibilizar inteligência e tecnologias para auxiliar na tragédia gerada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Especialistas das mais diversas áreas também se colocaram à disposição para ajudar. “Nesse momento, é fundamental mobilizarmos tecnologias e inteligência para atuar com agilidade em cooperação com as autoridades e equipes técnicas no local da tragédia, auxiliando nas buscas e, posteriormente, no trabalho de reconstrução das áreas atingidas”, disse Guto Ferreira, Presidente da ABDI. Desde de aplicativos de rastreamento e uso de drones em busca de sobreviventes.

Para finalizarmos queremos anunciar que posteriormente o nosso projeto irá selecionar alguns alunos para se juntar a nós e ao nosso programa.

  • Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160

CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Dilsinho - 12 Horas”

CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é O registro de marca nos pequenos negócios

2. Dica Empreendedora (Marianna Campos)

Três em cada quatro pequenos negócios no Brasil têm um nome fantasia e grande parte delas também possui logomarca própria. É o que apontou a pesquisa "O Registro da Marca nos Pequenos Negócios", envolvendo 4.002 empresários. Apenas 19% deles, porém, procuraram registrar sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro, necessário para garantir a exclusividade em seu uso para um produto ou serviço.

Ao abrir uma empresa, há uma série de definições a se fazer. Da escolha do contador ao ramo de atividade, diversos decisões técnicas e até burocráticas são colocadas diante do empreendedor. Uma delas é a definição de razão social e nome fantasia da empresa.

O que é Razão Social?

Toda empresa tem uma razão social. É o nome da empresa registrado junto aos órgãos do governo, cartório ou junta comercial etc. É o "nome completo" da pessoa jurídica, usado em documentos oficiais, contrato social, notas fiscais emitidas e recebidas, contratos de prestação de serviço, escrituras e outros tipos de documentos. Normalmente é composto por três partes: uma designação específica, o ramo principal de atividade e o enquadramento da empresa (Nome Ramo de Atividade Ltda.).

Diferentemente de pessoas físicas, que podem ter homônimos, pessoas jurídicas precisam ter um nome exclusivo.

O que é Nome Fantasia?

Junto da razão social é possível também registrar um nome fantasia, seja no contrato social, seja na Junta Comercial ou cartório. Se a denominação social traz informações sobre a natureza do empreendimento e precisa ser exclusiva, ficaria complicado usá-la em materiais de divulgação, como sites, cartazes, painéis ou mesmo na fachada de estabelecimentos. O nome fantasia é o nome comercial ou popular da empresa, que pode ser igual ou uma abreviação da razão social, mas também pode ser completamente diferente.

O segmento das microempresas (ME) foi onde o uso do nome fantasia mais predominou, com 84%. Os microempreendedores individuais (MEI) também estão adotando esta prática, sendo que 68% dos entrevistados fazem esse uso, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) somam 83%. Conforme a pesquisa, realizada em agosto, três em cada cinco (59%) empresas entrevistadas já trabalham com uma logomarca própria, um percentual pequeno entre os MEI (42%) e entre os setores da indústria e construção civil (54%).

"Registrar a marca é fundamental para garantir a exclusividade do uso, além de proteger sua identidade frente ao mercado. Para os pequenos negócios, representa, na prática, um diferencial competitivo com resultados reais que impactam favoravelmente o relacionamento com os clientes. Toda empresa deve cuidar do seu patrimônio imaterial", ressalta o diretor técnico do Sebrae, Vinicius Lages.

Apenas um em cada três entrevistados (34%) já buscou informações sobre o registro da própria marca. O menor percentual está entre os MEI (21%) e do comércio (30%), sugerindo que essa medida é uma preocupação apenas de empresas maiores. Apenas um em cada quatro dos empreendedores (34%) buscou orientações sobre o registro em outras fontes, sendo que o INPI foi a principal origem das pesquisas. Mas, mesmo assim, 81% ainda não fizeram seus pedidos de regularização do uso no instituto. As respostas foram de que nunca precisaram (52%), nunca pensaram nisso (37%), não sabiam que precisava registrar (25%) não sabem como fazer (24%) e os custos do INPI são altos (14%), entre outros.

"Conhecer o sistema de marcas é essencial para os pequenos negócios. Em primeiro lugar, deve ser feita uma pesquisa prévia para saber se a marca a ser usada já foi registrada no INPI, de modo a evitar que a empresa seja, futuramente, impedida de utilizar o nome e/ou logo. Além disso, com o registro de marca, a empresa poderá criar sua identidade e impedir que terceiros se aproveitem dela. Vale ressaltar que a parceria com o Sebrae é uma das principais iniciativas para estimular o registro das marcas. Com foco neste grupo, que tem desconto no valor das retribuições, o INPI também simplificou procedimentos e reduziu o prazo de análise para menos da metade do que era há pouco mais de um ano", explica o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel.

A marca pode agregar valor às empresas e aos seus produtos, atraindo e fidelizando o consumidor. A marca registrada, segundo o INPI, garante ao seu titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de 10 anos, a partir da data da concessão. Esse registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de 10 anos. O Sebrae mantém parceria com o INPI para disseminar o uso dos ativos de propriedade industrial para os pequenos negócios. Uma das ações realizadas no âmbito dessa parceria foi o curso online de marcas e patentes do programa InovAtiva. Os vídeos desse curso estão disponíveis no Youtube.

Apenas se registrada, a marca pode passar a ser contabilizada como patrimônio da empresa, como um ativo -- que pode até ser vendido. Há casos de grandes empresas cujo valor da marca é muito superior a outros ativos, como imóveis e equipamentos, por serem amplamente conhecidas. Há casos ainda de marcas vendidas separadamente de toda a operação de produção.

MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.

Link: http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-usam-nomes-fantasias-para-se-diferenciar-no-mercado,b04dcc71ef088610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://blog.contaazul.com/razao-social-e-nome-fantasia

CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Mano Walter - Coração de Gelo”

LUCAS - MÚSICA 2 - “Mano Walter - Coração de Gelo”

4. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)

"Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento ao cliente e inovação. Você deve ter um atendimento ao cliente de primeira, e também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás." – Luiza Trajano, Magazine Luiza.

5. Despedida (Cleiton)

  • O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema é O registro de marca nos pequenos negócios

Tags: Registro, pequenos negócios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page