PROGRAMA 91- Retrospectiva 2018 e Tendências para o mercado 2019
Olá queridos ouvintes e seguidores!
No programa dessa quarta, dia 19/12, ultimo programa da temporada 2018, relembramos os principais programas do ano, os principais pontos abordados em casa um deles e as dicas mais importante, falamos também sobre as tendencias para 2019, as setores com mais expectativas de sucesso para o ano vindouro.
veja tudo que rolou em nosso programa!
1.Notícias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos
Bom dia a nossos ouvintes!
Na primeira notícia de hoje temos a Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi uma das vencedoras da 1ª Edição do Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) Brasil, entregue nesta quinta-feira, 13, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O projeto de pesquisa “Tecnologia da dessalinização de água salobra” conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto visa a construção participativa e integrada de diversas tecnologias sociais de convivências com o semiárido capaz de potencializar e utilizar sustentavelmente os recursos água e solo como garantia da segurança alimentar e ambiental dos agricultores(as) familiares. No total, 12 projetos foram premiados em 4 categorias diferentes. Ao todo, mais de mil projetos foram inscritos. A Ufersa foi representada na premiação por um integrante do projeto, o professor da Ufersa, campus Angicos, Osvaldo Nogueira de Sousa Neto, que recebeu o troféu com design de Marcelo Rosenbaum e fabricação de artesãos de Várzea Queimada no interior do Piauí, em escultura de um cacto Mandacaru, feito de borracha de caminhão. Um Campus novo e pequeno com uma GRANDE conquista.
Dando continuidade, está em pauta o natal sem fome, ainda dá tempo de ajudar essa campanha. Termina hoje(19) o prazo para as arrecadações. As doações podem ser realizadas na Ufersa e serão destinadas ao Lar da Criança Pobre de Mossoró. Nesses últimos dias de arrecadação é importante ficar atento à necessidade de alimentos como açúcar, café, macarrão, arroz, óleo, feijão, sardinha e bolachas. A organização também recebe doações em dinheiro que é utilizado para a compra de alimentos no atacado a fim de suprir os produtos que faltam para completar a cesta básica. Para ajudar famílias que necessitam de alimentos basta ir até um ponto de arrecadação. No Campus Sede em Mossoró, as doações estão sendo recebidas em todos os Centros Acadêmicos da Universidade, na Reitoria e na Biblioteca. Já nos outros campi, as arrecadações acontecem nas unidades administrativas.
E na última notícia queremos relembrar que ainda está rodando o questionário sobre a violência na comunidade angicana, então é super importante que se você ainda não respondeu, responda-o. Lembrando também que todas informações dadas no questionário não serão divulgadas.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Dudu Nobre - Sino de Belém”
CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é Retrospectiva 2018 e Tendências para o mercado 2019
CLEITON - Vamos agora com a dica empreendedora com a professora MARIANNA CAMPOS
2. Retrospectiva (Marianna Campos)
MARIANNA CAMPOS - Apresentação
Tema do dia: O que fazer e o que não fazer para meu negócio dar certo
Programa 65 com o professor Luís Henrique
Desafios, Importância do planejamento, orçamento e aprender com o fracasso.
Tema do dia: Inovação: “Não vendo roupa, vendo autoestima”
Programa 70 com Flávia Vinutti e sua empresa Maria Alice Show Room.
Estratégia para que os clientes cheguem até ao estabelecimento; como ela busca conhecer os clientes e se o serviço diferenciado agrega mais valor aos produtos que ela vende.
Tema do dia: COMO SEPARAR FINANÇAS PESSOAIS DAS CONTAS DA EMPRESA?
Programa 77 com o professor Tiago Almeida Saraiva
Importância de separar as finanças pessoais as contas da empresa; Qual a forma certa de gerir o dinheiro que entra na empresa; e o papel do pro-labore.
SORVETE + CALOR = UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Samanta da Açaiteria Congelatto.
Motivações, como começou o negócio, importância da inovação e satisfação do cliente.
Copa do Mundo: Impactando no meu negócio
Vitória Dandara do Potência
Transmissão de eventos esportivos
MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Gaby Amarantos - Boas Festas ”
3. Tendências para 2019 (Cleiton e Marianna)
Para os donos de pequenos negócios, 2018 não foi um bom ano, mas sete em cada 10 empreendedores apostam que 2019 será melhor. É o que revela pesquisa “Expectativa para a economia e para a empresa”, feita pelo Sebrae entre agosto e outubro, com mais de 5.8 mil empreendedores. Para 30% dos micro e pequenos empresários, a corrupção foi um dos problemas que prejudicaram suas empresas, um fator acima da taxa de juros, do desemprego e da recessão. Mas 67% dos empreendedores estão otimistas com o próximo ano.
A pesquisa do Sebrae faz ainda avaliação sobre custos, mostrando que 29,7% dos entrevistados, principalmente EPPs e MEs, acreditam que os impostos e taxas representam o item que mais tem pressionado as empresas. Esse fator atinge os segmentos do Comércio, Indústria e Serviços. Já custos com mão-de-obra, matérias-primas e mercadorias, foram citados por pouco mais de 17,1% e 15,8% dos empresários, respectivamente. Nos três casos, o impacto maior é entre os Microempreendedores Individuais.
Dos empresários entrevistados, 67% pretendem adotar uma nova medida para estimular as vendas em 2019, principalmente os das regiões Norte e Nordeste e no segmento do Comércio (71%). Entre as possíveis estratégias que os pequenos negócios pretendem adotar para estimular as vendas, está aderir a ações de propaganda e marketing (38,5%) e aumentar a variedade de produtos oferecidos aos clientes (26,9%).
Em 2019, certamente novas ideias vão surgir e, se você quer saber quais são as principais delas, fique de olho nas linhas a seguir.
Abaixo, você encontra uma lista com as 10 maiores tendências de empreendedorismo para o ano que se aproxima.
1. Software as a Service – Software como Serviço
Reconhecidos pela sigla SaaS, essa é uma tendência que surgiu com muita força nos últimos anos e deve se estabelecer ainda mais como um forte nicho de mercado em 2019. Resumidamente, trata-se da comercialização de softwares acoplado aos serviços oferecidos por uma empresa. Isso inclui toda a estrutura necessária para a perfeita utilização do programa, como a segurança dos dados, servidores e atualizações. Normalmente, esse sistema se baseia no formato de assinaturas e exige a conexão com a internet para implementação da aplicação e comunicação entre clientes e prestadores de serviços.
2. Mercado da Experiência Única ao Usuário – Economia de Experiência
Embora tenha sido criado há quase 20 anos, o conceito da Economia da Experiência atrai ainda mais interesse nos dias atuais. A área de Experiência do Usuário (UX) tem o objetivo de proporcionar uma boa experiência para o usuário quando ele entra em contato com algum canal ou material relacionado à marca. Nessa preocupação, entram sites, blogs, aplicativos móveis, ferramentas e atendimento ao consumidor. E, é claro, cuidados com navegabilidade, usabilidade, funcionalidade e acessibilidade são primordiais. Nesse cenário, fazer com que o internauta sinta-se à vontade, navegue com objetividade e não encontre “bugs” pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio.
3. Aplicativos e Tecnologia Disruptiva
Disrupção poderia ser classificado como o ato de romper uma cadeia. Quando falamos sobre a tecnologia disruptiva, tratamos de quebra de padrões. E aqui estamos falando de Netflix e Spotify. Antigamente, o mercado do entretenimento seguia parâmetros completamente distintos, até que essas empresas chegaram para mudar o segmento. O mesmo aconteceu com a Uber no setor de transporte, a Nubank no ramo financeiro e a Airbnb na hotelaria.
4. Trabalhar e Fazer Gestão de Equipes Remotamente – Home Office
Hoje muito se fala sobre os novos modelos de gestão de equipes em trabalho remoto. O chamado home office é uma tendência porque apresenta diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Trabalhar de casa é o sonho de muitas pessoas, o que pode ser alcançado sem maiores problemas diante das condições tecnológicas atuais.
5. Mercado de Marketing Interativo
Explicando de forma mais clara, essa ação de marketing visa a interagir com as pessoas e, diante das respostas adquiridas, formular novas ações e interações, de maneira cíclica. Nesse caso, podemos estabelecer uma conexão infalível entre as ações de marketing e o relacionamento com o cliente, que também é beneficiado pela adequação às suas preferências. O marketing interativo não se foca apenas na aquisição de clientes, mas também no desenvolvimento da chamada lealdade da marca. Ou seja, é mais valioso e barato que um mesmo cliente compre vários produtos (já que concedeu a permissão para recolhimento de dados) do que captar novos consumidores.
6. A Internet das Coisas – “Internet of Things – IoT”
O conceito de internet das coisas é bem fácil de compreender: basicamente, trata-se da inserção da web em todos os objetos que nos rodeiam no cotidiano. O que não falta na atualidade são iniciativas voltadas para o aumento do alcance da internet no mundo. Hoje a internet já está presente na vida de 54,4% das pessoas, um número impressionante se considerarmos que há dez anos só atingia 17,2% da população. O termo que se popularizou em inglês, Internet of Things (ou somente IoT), estabelece uma nova realidade para as conexões entre objetos que se conectam e se comunicam. Dispositivos vestíveis como smartwatches e óculos, videogames, eletrodomésticos, móveis, veículos e até mesmo construções já são conectados por meio da internet.
7. Serviços de Automação
Não há dúvida de que a automação de processos se tornou um dos principais objetos de estudo de grandes empresas de tecnologia ao redor do mundo. Apesar da preocupação da substituição da mão de obra humana em todos os setores, os cientistas contemporâneos defendem a tese de adaptação dos empregos tradicionais para novas atividades do mercado. Processos automatizados geram economia de tempo e recursos, elevando a um novo patamar a produtividade das empresas.
8. Mercado de Segurança Digital
Mais uma vertente em crescimento que deve se expandir em 2019 é o mercado de segurança digital. O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), na União Europeia, traz um novo panorama para o setor. Ele entrou em vigor em 2018, e há uma enorme preocupação de diversas empresas para adaptação ao novo sistema. Mesmo aquelas que não se localizam no território europeu podem ser prejudicadas caso recolham dados dos usuários residentes no continente. Com as novas regras, é necessário prestar contas às instituições responsáveis. Isso não apenas cria novos cargos, funções e equipes, mas impulsiona todas as atividades relacionadas.
9. Eventos ao Vivo
os ao Vivodência desde 2017, os eventos ao vivo devem se firmar como uma das maiores fontes de tráfego e consumo de dados em 2019. Depois de passar por um período de adaptação e aceitação dos usuários, firma-se de vez como um modelo de conteúdo que veio para ficar. Não é à toa que as transmissões ao vivo ganharam muito espaço em plataformas sociais de grande impacto, como o Facebook e o Instagram.
10. Realidade Virtual
O desenvolvimento das tecnologias facilitou o acesso aos recursos de imersão. São diversos sistemas operacionais em expansão que chegam ao lar de cada vez mais consumidores dia após dia. É claro que, por se tratar de um sistema de interação contínua e cada vez mais semelhante à realidade, prevê-se que rapidamente se tornará um utensílio muito comum. As televisões, óculos e outros aparelhos eletrônicos já se preparam para receber as inovações.
Links: http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/sete-em-cada-10-pequenos-empreendedores-acreditam-que-2019-sera-melhor-para-os-negocios,d379111e58217610VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://www.sbcoaching.com.br/blog/negocios/tendencias-de-empreendedorismo/
4. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)
Ame o que faz e faça o que ama" – Ray Bradbury, autor
5. Despedida (Cleiton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando
Agradecimento à equipe e audiência