top of page

PROGRAMA 90- Projeto Visa


Olá queridos ouvintes e seguidores!

Na ultima quarta feira, dia 12/12, continuamos a serie de programas sobre os pré-incubados da Ineagro Cabugi, dessa vez conversamos com Felipe, ele que é aluno da UFERSA e idealizador da empresa Projeto Visa.

veja tudo que rolou em nosso programa!

1. Notícias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos

Bom dia a nossos ouvintes!

1ª AÇÃO DO CINEPRODUÇÃO: Conhecendo a Engenharia de Produção. Apresenta - Joy: O nome do sucesso. O CINEPRODUÇÃO é um projeto de extensão do curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos/RN, que combina cinema com discussões para a disseminação do curso e entendimento de conteúdos relacionados às grandes área da Engenharia de Produção. Com o objetivo de realizar exibições de filmes para alunos do ensino médio de escolas públicas em cidades circunvizinhas, bem como para alunos da UFERSA. Nossa primeira sessão é no dia 12/12 (QUARTA-FEIRA) HOJE às 17h00 no Auditório Central. Teremos PIPOCA sim e CERTIFICADO também!! Vê se não perde Filme baseado na história de Joy, inventora do esfregão mop e detentora de outras mais de 100 patentes. Lições de empreendedorismo, comportamento empreendedor, desenvolvimento de produto, patentes, investidores, temas que estão ligados ao curso de Engenharia de Produção.

Na segunda notícia vemos que a interdisciplinaridade no ensino superior é o tema que centraliza as discussões do III Workshop da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Nesta III edição do evento o destaque é para o curso Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia. A proposta é promover a discussão em torno da graduação que também é porta de entrada para o ingresso nas 08 Engenharias oferecidas pela Universidade, distribuídas em 14 cursos nos quatro campi da Ufersa. O BCT é o curso com o maior número de estudantes da Universidade com o percentual de 40% nas matrículas.

E na última notícia queremos relembrar que ainda está rodando o questionário sobre a violência na comunidade angicana, então é super importante que se você ainda não respondeu, responda-o. Lembrando também que todas informações dadas no questionário não serão divulgadas.

  • Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160

CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Que país é esse? - Legião Urbana”

CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é Novos selecionados da INEAGRO CABUGI: Projeto Visa

CLEITON - Vamos agora com a dica empreendedora com a professora MARIANNA CAMPOS

2. Dica Empreendedora (Marianna Campos)

Quem acompanha o noticiário do ecossistema empreendedor, sabe que todo dia surgem novas startups. Ou seja, embriões de empresas que aplicam tecnologias disruptivas em novos modelos de negócio para transformar não apenas o mercado, mas a forma como nos relacionamos na sociedade.

Agora, imagine esse poder transformador aplicado na esfera pública, onde há tanto a se fazer para o desenvolvimento coletivo: é justamente com esse pensamento que surgem as GovTechs, parcerias entre o setor público e privado para gerar soluções que melhoram a performance de governos. Assim, direta ou indiretamente, conferem maior qualidade de vida para os cidadãos

O termo GovTech é derivado de outros modelos que são tendência de mercado. Como, por exemplo, FinTech (combinação do setor financeiro com novas tecnologias) e EduTech (soluções disruptivas no setor da educação). Extrai-se daí um conceito básico de que as GovTechs promovem a transformação por meio da união entre tecnologia e demandas governamentais.

Mas o que têm em comum as startups que atuam nessa área? Podemos identificar três pontos que se repetem:

1) O uso de ferramentas digitais;

2) Novas tecnologias relacionadas à análise e geração de dados;

3) Pessoas que já transitaram entre as esferas pública e privada, altamente engajadas em oferecer melhores serviços à população.

Uma das máximas de uma startup de sucesso é o poder de escalabilidade da solução desenvolvida. O quanto ela pode ser replicada, gerando crescimento. E é justamente a escalabilidade um dos maiores desafios enfrentados por governantes: como fazer com que uma solução atinja toda a população?

No caso das GovTechs, o cliente é o governo, que consegue alcançar seu objetivo de implementar suas políticas públicas aos cidadãos, os grandes beneficiários. Então, não se pensa mais em atingir o maior número de consumidores, mas melhorar a vida do maior número possível de cidadãos, com a existência de contrapartidas que viabilizem o projeto e atraiam a iniciativa privada.

Em termos econômicos, uma boa estratégia digital pode trazer 5,7% de aumento do PIB anual e economizar até 97% dos custos de atendimento e serviços públicos (Estratégia Brasileira de Transformação Digital, 2018), além de inserir na economia digital 63,3 milhões de brasileiros acima de 10 anos que atualmente não acessam a internet (PNAD/IBGE 2016).

O impacto cada vez maior da tecnologia sobre nosso cotidiano traz a necessidade de estabelecermos novos valores para direcionar as políticas públicas e mudanças indispensáveis para que esta quarta revolução industrial seja uma oportunidade para todos.

Links: https://brazillab.org.br/noticias/o-que-e-govtech

http://govtechbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/11/GovTechBrasil_Relatorio-Completo-2018.pdf

Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.

CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Ideologia - Cazuza”

3. Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)

  1. Bom dia Felipe, se apresente para nossos ouvintes.

  2. Fale um pouco da sua futura empresa.

  3. De onde veio a motivação para desenvolver uma solução para o bolsa família/setor público?

  4. Você vê alguma diferença entre empreender para o setor privado e para o setor público?

  5. As dificuldades são as mesmas?

  6. O que você espera da incubadora?

4. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)

"Oportunidades não surgem. É você que as cria" – Chris Grosser, fotógrafo


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page