PROGRAMA 89- Novos selecionados da INEAGRO CABUGI: Top Frutas
- ineagrocabugi
- 5 de dez. de 2018
- 5 min de leitura

Olá queridos ouvintes e seguidores!
No programa dessa quarta feira, dia 05/12, começamos uma serie de programas com os novos Selecionados da Ineagro Gabugi, conversamos com Igor, ele que é sócio proprietário da empresa TOP FRUTAS e agora pré-incubado da Ineagro.
Veja tudo que rolou em nosso programa!
1. Noticias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos
Bom dia a nossos ouvintes!
Na primeira notícia de hoje temos que Agrônomos do Rio Grande do Norte, em parceria com a Ufersa e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenharia – Fisenge, irá promover na próxima terça-feira, 11, o Seminário Soberania e perspectiva da nova engenharia: mulheres, estudantes e engenharia 4.0. O Seminário, que é aberto a toda comunidade acadêmica, vai acontecer a partir das 19h, no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Campus Sede da Ufersa, em Mossoró. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://bit.ly/novaengenharia. Estão sendo disponibilizadas 220 vagas.
Na segunda notícia Na última edição da revista “Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019”, divulgado essa semana, 12 cursos da Ufersa ganharam destaque. As graduações em Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, de Mossoró, e o curso de Computação de Angicos, ganharam selos de qualidade. O curso de Direito se destacou saindo de 4 para 5 estrelas, ou seja, com conceito máximo na avaliação do Guia. Na publicação, o estudante também encontra a relação de todas as faculdades do país e a avaliação de mais de 12 mil cursos superiores com estrelas que indicam aqueles de melhor qualidade em cada carreira. Os cursos são classificados da seguinte forma: 5 estrelas significa que o curso é excelente pela avaliação do Guia do Estudante; 4 estrelas, muito bom e 3 estrelas, bom.
E na última notícia queremos relembrar que ainda está rodando o questionário sobre a violência na comunidade angicana, então é super importante que se você ainda não respondeu, responda-o. Lembrando também que todas informações dadas no questionário não serão divulgadas.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Léo Santana - Crush Blogueirinha”
CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é Novos selecionados da INEAGRO CABUGI: Top Frutas
CLEITON - Vamos agora com a dica empreendedora com a professora MARIANNA CAMPOS
2. Dica Empreendedora (Marianna Campos)
SOBRE A INEAGRO - A Incubadora de Empresas do Agronegócio da Caprinovinocultura do Sertão do Cabugi – INEAGRO CABUGI foi criada no ano de 2005 com apoio do Programa SEBRAE RN de Incubadora de Empresas tendo como mantenedora a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi – ACOSC, com sede na cidade de Lajes – RN, e como missão promover, fortalecer e consolidar empreendimentos de produção, processos e serviços do agronegócio da caprinovinocultura enquanto atividade econômica viável, além de propiciar a geração de trabalho e renda.
No ano de 2011 a INEAGRO-CABUGI foi efetivamente transferida de mantenedora e implantada em novo endereço – no Campus da UFERSA em Angicos, passando a denominar-se Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi – INEAGRO CABUGI, com foco na incubação de empresas orientadas para o desenvolvimento local e setorial.
SOBRE O MERCADO DE COCO
A água de coco e suas propriedades isotônicas impulsionam a produção de coco verde no país, inclusive no interior de vários estados.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de coco verde, chegando a quase dois bilhões de unidades por ano. A produção está concentrada na região litorânea do país, nos Estados da Bahia, Sergipe e Ceará. A mais alta produtividade registrada é a da região do Vale do São Francisco, no sertão pernambucano, com cultivo irrigado e uso intensivo de tecnologia.
Do coqueiro podem-se aproveitar diversas partes, como o fruto, as folhas, a inflorescência, entre outros produtos e subprodutos. A casca do coco é usada na fabricação de cordas, tapetes, chapéus e encosto de veículos. O óleo é largamente usado na indústria alimentícia como óleo de mesa e também na produção de margarina, glicerol, cosméticos, detergentes sintéticos, sabão, velas e fluidos para freio de avião.
O consumo da água de coco verde no Brasil é crescente e significativo. A demanda é suprida pelo comércio do fruto e, principalmente, pela extração e envasamento da água, o que envolve pequenas, médias e grandes empresas. As multinacionais de bebidas (refrigerantes), por exemplo, já visualizam o crescimento do mercado de bebidas naturais, em detrimento de refrigerantes e produtos artificiais.
O mercado de água de coco é quase totalmente suprido por plantas da variedade anã (Planta de porte baixo, atingindo cerca de 12 metros de altura, utilizado para atendimento do consumo de água de coco (“in natura” ou envasada). Começa a produzir com dois anos e meio, apresenta produtividade de 120 frutos/planta/ano, podendo alcançar 250 frutos em sistemas irrigados). Estima-se que apenas 15% do mercado de água de coco seja suprido pelos plantios de coqueiro gigante (Planta de porte alto, atingindo cerca de 35 metros de altura. Sua finalidade principal é o fornecimento de polpa (copra) para a indústria de derivados de coco (coco ralado e leite de coco). Inicia sua produção a partir de seis anos e meio. Tem a produção média de 70 frutos/planta/ano).
A água pode ser extraída do fruto e comercializada, também, na forma congelada, resfriada, esterilizada, concentrada e desidratada (bebida não diluída e não fermentada, submetida a um processo adequado de desidratação cujo teor de umidade seja igual ou inferior a 3%).
A casca de coco verde é um subproduto do consumo e da industrialização da água de coco e tem se tornado um problema ambiental nos grandes centros urbanos,seja depositada nos lixões ou às margens de estradas, praias, lotes vagos etc.
É um material de difícil decomposição, levando mais de oito anos para se decompor. Portanto, a utilização da casca do coco verde processada, além da importância econômica e social, é também interessante do ponto de vista ambiental. Cerca de 80% a 85% do peso bruto do coco verde é considerado lixo.
A fibra do coco maduro já é utilizada na agricultura e na indústria. Já a fibra da casca do coco verde tem baixo aproveitamento e pode se tornar matéria-prima importante na produção de vasos, placas, substratos (para a produção de mudas ou em cultivos sem o uso do solo) e outros produtos. Suas fibras são quase inertes e têm alta porosidade.
A facilidade de produção, baixo custo e alta disponibilidade são outras vantagens adicionais apresentadas por este tipo de material. Para a obtenção da fibra e seu uso, a casca de coco passa por diversas operações, como corte, desfibramento, lavagem, trituração, secagem e, quando necessário, compostagem.
Links: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-coco-verde,3aba9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31903543/coco-brasileiro-ganha-mercado-europeu-gracas-a-pelicula-biodegradavel
MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Cláudia Leitte - Balancinho”
3. Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)
Bom dia Igor, se apresente para nossos ouvintes.
Fale um pouco da sua empresa.
Você sempre quis empreender?
Por que empreender com o coco verde?
Quais os desafios no mercado atual?
O que você espera da incubadora?
Quais são os planos futuros da Top Frutas?
4. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)
"Uma chave para o sucesso é a confiança. E uma chave para a confiança é a preparação" – Arthur Ashe
5. Despedida (Cleiton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema foi ovos selecionados da INEAGRO CABUGI: Top Frutas
Próxima semana teremos mais um incubado
Agradecimento à equipe e audiência