PROGRAMA 87- StartUps e a nova geração de empreendedores.
- ineagrocabugi
- 22 de nov. de 2018
- 5 min de leitura

Olá queridos ouvintes e seguidores!
no programa dessa quarta, 21/11/2018, falamos sobre as STARTAPS, trouxemos alguns números e mostramos como esse tipo de empreendedorismo vem crescendo cada vez mias , conversamos com Otthon Vagner, co-fundador do projeto StartUpDays e estudante de Engenharia de Produção na UFRN. Empreendedor nato, deu início a sua jornada empreendedora ainda no ensino médio e desde então foi um entusiasta do mundo do empreendedorismo,trabalhou com vendas online e marketing estratégico em empresas do ramo alimentício,além disso realizou diversas atividades ligadas a liderança e gestão ainda durante o princípio de sua carreira acadêmica onde foi Presidente em MiniEmpresas Estudantis na UFRN, e atualmente vem direcionando suas atividades em seu projeto atual com o propósito de educar,impactar e transformar pessoas através do empreendedorismo,tecnologia e inovação.
Veja tudo que rolou em nosso programa!
1.Notícias (Isabela/Letícia) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos
Bom dia a nossos ouvintes!
Na primeira notícia de hoje temos que, no dia 19 de novembro foi o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras. Elas vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, tendo uma fatia de 51% do mercado de empresas no Brasil, entretanto possuem muitas dificuldades e uma delas é o acesso ao crédito.
Elas estão tendo um grande avanço com os passar dos anos, segundo o GEM (Monitoramento de Empreendedorismo Global), em 2003, apenas 29% das mulheres empreendiam, em 2017 já eram 51%, um aumento de mais de 65% em 14 anos. Isso se deve à vontade de ficar com os filhos e a necessidade de realização profissional, o empoderamento feminino felizmente corrobora fortemente para o avanço.
Nessa próxima notícia temos que Em homenagem aos 51 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, acontece no dia 22 de novembro, às 19h, a Assembleia Universitária, no Expocenter, lado leste do campus sede, em Mossoró. A solenidade comemora o aniversário da Instituição, criada em 1967 como Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM e, em 2005, transformada em Universidade Federal. Na ocasião, serão conferidas honrarias a profissionais que se destacaram na sua trajetória dedicada à Universidade. Na programação da noite também serão entregues as medalhas aos Servidores Destaques da Ufersa do ano de 2018. A votação para a eleição dos servidores está aberta até quinta-feira, 15 de novembro, e acontece pelo SIGRH, módulo Processo Votação.
Lembrando também que Ontem foram iniciadas as inscrições para a segunda turma do projeto Integração Digital, na UFERSA Campus-Angicos.O projeto consiste em apresentar o Microsoft Excel, de modo que os alunos participantes possam usar a ferramenta para auxílio das atividades acadêmicas e profissionais. Os encontros da segunda turma vão ocorrer nos dias 03 e 10 de Dezembro, das 19 às 22 horas, no laboratório de informática I da UFERSA/Campus Angicos.Os alunos que tiverem interesse em participar do projeto as inscrições estão sendo realizadas através do SIGAA Eventos, realizem a inscrição na MINI ATIVIDADE -TURMA 2, para poderem garantir sua vaga na atividade.O certificado será disponibilizado somente aos alunos que frequentarem os encontros.
E na última notícia queremos relembrar que ainda está rodando o questionário sobre a violência na comunidade angicana, então é super importante que se você ainda não respondeu, responda-o. Lembrando também que todas informações dadas no questionário não serão divulgadas.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160
CLEITON -. Você vai escutar agora a música “Mais uma vez - Renato Russo”
CLEITON - Vamos agora com a dica empreendedora com a professora MARIANNA CAMPOS
2. Dica Empreendedora (Marianna)
Selecionamos uma matéria muito interessante da Agência Brasil, publicada em Julho deste ano.
Encontrar a solução para um problema é a grande missão de empreendedores. Seja no setor de saúde, educação, mobilidade urbana ou segurança, quando as novas ideias e as ferramentas de solução passam por tecnologia e inovação, em um modelo de negócio com baixo custo e alta potencialidade de crescimento, o desafio é conduzido pelas empresas chamadas startups.
Em todo o Brasil, estima-se que existam cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups. O número é mais do que o dobro registrado há seis anos, quando o país ainda começava a discutir o modelo e a perceber o nascimento do novo mercado. Em 2012, haviam 2.519 startups cadastradas na Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Em 2017, o número saltou para 5.147.
Segundo a associação, o número de empresas hoje pode ser ainda maior, por volta de 10 a 15 mil, mas muitas ainda estão na fase de ideias e nem todas tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Em 2018, o Brasil ganhou seus primeiros unicórnios, termo dado às startups que passam a valer mais de US$ 1 bilhão. O feito foi alcançado inicialmente pelo aplicativo de transporte 99 e pela Nubank, startup que gerencia serviços financeiros, avaliada em mais de U$ 2 bilhões .
“Em geral, o ecossistema de startups vem passando por um amadurecimento muito interessante. Os números estão provando isso, a gente vem num crescente de quase 20% no número de startups ano a ano, crescendo bastante em meio a crise que a gente sabe que o país enfrentou. Acho que isso reflete o amadurecimento do empreendedor também, que entendeu como é o processo de funcionamento de startup”, avalia Rafael Ribeiro, diretor-executivo da ABStartups.
Das empresas cadastradas na base de dados da ABStartups, 72% são lideradas por jovens entre 25 e 40 anos de idade, 87,13% são comandadas por homens e 12,3% por mulheres.
“O empreendedor hoje que está tendo um pouco mais de sucesso está entre 35 e 40 anos, é um empreendedor mais maduro, que muitas das vezes tentou um ou dois negócios e teve resiliência para continuar. Porque dificilmente no primeiro negócio vai dar 100% certo, mas o empreendedor brasileiro é bem diferentes dos outros, ele é bem resiliente”, diz Rafael Ribeiro.
Os setores que mais se destacam no setor de startups são educação (edutechs), agronegócio (agtechs), finanças (fintechs), internet, propaganda, comunicação, comércio eletrônico e saúde e bem-estar. Também há um número expressivo de startups nos setores de logística e mobilidade urbana, entretenimento, eventos e turismo.
Links: ttp://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-07/startups-crescem-no-brasil-e-consolidam-nova-geracao-de-empreendedores
MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.
3. Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)
Otthon Vagner é o Co-fundador do projeto StartUpDays e estudante de Engenharia de Produção na UFRN. Empreendedor nato, deu início a sua jornada empreendedora ainda no ensino médio e desde então foi um entusiasta do mundo do empreendedorismo,trabalhou com vendas online e marketing estratégico em empresas do ramo alimentício,além disso realizou diversas atividades ligadas a liderança e gestão ainda durante o princípio de sua carreira acadêmica onde foi Presidente em MiniEmpresas Estudantis na UFRN, e atualmente vem direcionando suas atividades em seu projeto atual com o propósito de educar,impactar e transformar pessoas através do empreendedorismo,tecnologia e inovação.
Bom dia, Otthon, Agora se apresente para nossos ouvintes e conte um pouco de sua trajetória empreendedora e formação.
O que você aprendeu até então?
Como estudar sobre empreendedorismo lhe ajudou nas vendas?
Dizem que o perfil empreendedor é genética. Sua família é empreendedora?
Quando foi a sua virada de chave ? Onde você viu a oportunidade para empreender?
Você idealizou isso sozinho?
Explica para nossos ouvintes o que é a StartUpDays.
Qual a composição da equipe de vocês?
Qual a importância desse time de voluntários?
Por que decidiu empreender nessa área?
Qual o diferencial do seu serviço de vocês?
Qual o maior desafio encontrado até agora como empreendedor?
Qual a sua dica para quem tem medo de empreender?
Quais são os próximos objetivos a alcançar pela StartUpDays?
Despedida e recado especial para os ouvintes.
4. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)
“Assim como os pássaros, precisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçarmos voos mais altos”.- Dirk Wolter