PROGRAMA 84 - Caso de Sucesso BlinDog
Olá querido ouvintes e seguidores !
No programa de hoje, dia 31/10, falamos sobre as inovações no mercado de PET, conversamos com Luana Wandecy, Empreendedora, mestre em tecnologia e inovação, engenheira da computação e sócia proprietária da empresa BlinDog, ela nos passou um pouco de como sua empresa vem inovamo no mercado PET, falou também de seu principal produto, a coleira para cães cegos.
Veja tudo que rolou em nosso programa!
1. Notícias (Isabela) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos
Bom dia a nossos ouvintes!
Na primeira notícia de hoje temos que começou a MPE Week que é uma iniciativa do Banco do Brasil para mobilizar a população sobre a importância dos pequenos empreendedores para as comunidades locais e, assim, ajudá-los a faturar mais. Para participar, a MPE deve cadastrar uma ou mais ofertas no site até o dia 28/10. E de 29/10 a 04/11 o BB vai divulgar essas ofertas para o Brasil todo! É fácil e não paga nada. Além disso, durante todo o período, você vai contar com promoções do BB e descontos exclusivos de marcas parceiras. Tudo isso para trazer lucro para você e um montão de vantagens para os seus consumidores!
Temos também que ontem, dia 30/10 ocorreu a mobilização em prol da paz na comunidade angicana, contando com todos que residem em Angicos, tanto alunos quanto moradores, e para termos uma base de quais locais mais perigosos e qual a intensidade da violência, está disponível um questionário, visando justamente a questão da violência e estratégias para combatê-la, esse questionário é uma ação da ufersa e está sendo divulgado em vários grupos, nas redes sociais, então é super importante que seja respondido, tendo em vista que todos os dados referentes ao questionário serão mantidos em sigilo.
Na última notícia de hoje temos algo bacana para você que pensa em empreender e está sem um suporte para deixar sua ideia mais forte, está aberto o Edital 01/18 – Ineagro Cabugi, o Edital é referente ao processo de seletivo para incubação de empresas da nossa região, e você que tem interesse baixa lá no site da ineagro, que é o https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi, as inscrições do processo seletivo foram prorrogadas até o dia 08/10.
Bom por hoje é só, e se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo fale conosco pelo whatsapp 9.9117-6160
///
CLEITON - Você acabou de escutar a Música “Ferrugem e Felipe Araújo - Atrasadinha”
CLEITON - Você está ouvindo o PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR e hoje nosso tema é BlinDog
CLEITON - Vamos agora com a dica empreendedora com a professora MARIANNA CAMPOS e o gerente administrativo da INEAGRO CABUGI JOSE ANJO
2. Dica Empreendedora (Marianna)
MARIANNA - Apresentação
Segundo a ABINPET - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO:
O QUE É SETOR PET?
O setor pet é o segmento do agronegócio relacionado com o desenvolvimento das atividades de criação, produção e comercialização de animais de estimação.
QUAIS SÃO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?
Os animais de estimação são todos aqueles criados para o convívio com os seres humanos por razões afetivas. Têm como destinações principais: terapia, companhia, lazer, auxílio aos portadores de necessidades especiais, esportes, ornamentação, participação em torneios e exposições, conservação e trabalhos especiais. As principais espécies são: • Cães • Gatos • Aves canoras e ornamentais • Peixes ornamentais • Pequenos mamíferos e répteis
Em notícia da InfoMoney, enquanto toda a economia sofria com a crise que agora começa a ficar para trás, o setor que representa produtos e serviços para animais de estimação conseguiu passar relativamente ileso. Nos últimos anos o faturamento tem crescido solidamente, e a estimativa do Instituto Pet Brasil é que mais de R$ 25 bilhões tenham circulado no ano passado por esse segmento da economia, um crescimento de 7% em relação a 2016.
Os números mostram a força do mercado pet no Brasil. Os dados mais recentes do IBGE, de 2013, mostram que há 132 milhões de pets no País. São 53 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de gatos, 18 milhões de peixes ornamentais e 2,7 milhões de pequenos répteis e mamíferos. O País possui a quarta maior população de animais de estimação no mundo, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, e ocupa a terceira maior posição em faturamento, ou 5,14% da fatia mundial. Alimentação representa mais da metade das receitas, mas o setor de serviços vem ganhando importância – o movimento segue a profisionalização e as atividades estão cada vez mais diferenciadas, segundo o Instituto Pet Brasil. Com cerca de 30 mil lojas, a área ainda é dominada pelas pequenas lojas e pelas vendas em mercadinhos e nos supermercados.
Segundo o SEBRAE MERCADOS, Essas oportunidades estão, basicamente, inseridas entre os 10 principais itens que compõem os gastos com animais:
Alimentação
Veterinário
Medicamento
Vacina
Banho
Tosa
Acessórios
Hotel
Creche
Adestramento
Mas elas se inter-relacionam. Ou seja, oferecer a integração dos serviços e produtos em espaços unificados nos quais estejam disponíveis inovações de base tecnológica também é uma das soluções criativas e atraentes para brasileiros que buscam por um tratamento especializado para seus animais de estimação.
É importante que o empreendedor saiba que todo estabelecimento que fabrica, manipula, fraciona, comercializa, armazena, importa ou exporta produtos veterinários para si ou para terceiros, deve, obrigatoriamente, estar registrado no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Porém essa não é a única exigência legal para atuar no setor de pets.
Por isso, se você tem uma ideia e quer atuar no segmento, esteja convicto que será necessário desenvolver um planejamento antes de começar. O mercado de pet shop, mesmo sendo considerado maduro, está em plena ascensão e o distanciamento do profissionalismo e da inovação pode custar à manutenção do negócio no mercado.
Como exemplo de destaque, temos o segmento de saúde animal. Impulsionado pelo avanço da tecnologia, esse nicho avança na casa dos dois dígitos – a projeção é que cresça 13% em relação a 2015, quase o dobro do mercado pet como um todo.
Mas o que faz essa área se destacar tanto num período em que as pessoas estão cortando gastos? A resposta é simples: a mudança de comportamento dos donos dos bichos. Nos últimos anos, os animais de estimação passaram para dentro das casas e ganharam o status de membros da família.
“Como sobem no sofá, dormem no quarto e dividem o ambiente com as crianças, eles passaram a ser mais bem cuidados por seus donos. A atitude, que antes era curativa, se tornou preventiva”, diz Gustavo Moraes, diretor de negócios da unidade pet da MSD Saúde Animal, que no ano passado faturou 576 milhões de reais no Brasil.
MARIANNA - Agradecimento. Todos esses links estarão disponíveis no nosso site. Se você buscar INEAGRO CABUGI no Google é o primeiro site que aparece.
Todos os detalhes do edital estão lá. As inscrições do processo seletivo vão até 08 de novembro.
Leia mais:
https://www.infomoney.com.br/negocios/canal-do-empresario/noticia/7375940/sem-crise-mercado-pets-brasil-terceiro-mundo-faturamento
http://abinpet.org.br/mercado/
https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-no-comportamento-dos-donos-de-animais-de-estimacao/
http://sebraemercados.com.br/o-valioso-mercado-de-pets-de-estimacao/
CLEITON - Você acabou de escutar a Música “Roberto Carlos - Negro Gato (Clipe Oficial)”
3. Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)
Hoje, vamos conversar com Luana Wandecy. Empreendedora, mestre em tecnologia e inovação, engenheira da computação e apaixonada por cães. Luana Wandecy é CEO e cofundadora da Blindog, empresa que visa dar conforto e autonomia aos cães cegos e que foi acelerada pelo Inovativa Brasil, sendo um dos 12 destaques nacionais, e atualmente no ranking das 30 empresas mais inovadoras do país na área da saúde, de acordo com o Brazilian Pharma e Health.
1- Bom dia Luana, explica para nossos ouvintes o que é a BlinDog.
2 - Você sempre quis empreender?
3 - Qual a motivação para empreender com a BlinDog?
4 - Depois da idealização da coleira, como vocês tiveram conhecimento do tamanho do mercado?
5 - Para começar o negócio, a equipe tinha economias, contou com a ajuda de familiares ou buscou financiamento?
6 - Como o amor aos pets/animais de estimação é um item importante para o marketing de vocês?
7 - Por que vocês decidiram se incubar?
8 - Foi fácil definir quanto o negócio de vocês vale no mercado?
9 - Você tem alguma dica para quem deseja empreender?
10 - Quais são os produtos oferecidos pela empresa hoje e os planos futuros?
11 - Obrigado pela entrevista, dê seu recado final para os nossos ouvintes.
4. Frase/Texto Motivacional (Cleiton)
“O homem que não tem imaginação, não tem asas.” – Mohammad Ali
5. Despedida (Cleiton)
O PROGRAMA VOCÊ EMPREENDEDOR está acabando e hoje nosso tema foi BlinDog
Agradecimento à equipe e audiência