top of page
Buscar

PROGRAMA 66 - Transformando o Sonho de Empreender em Realidade

  • Foto do escritor: ineagrocabugi
    ineagrocabugi
  • 29 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Olá pessoal!

No programa do dia 23 de maio, falamos sobre a transformação do sonho de empreender em realidade, conversamos com Lucas Trindade aluno do curso de Engenharia de Produção da UFRN.

Veja tudo que rolou em nosso programa:

0-Apresentado por Cleiton Medeiros.

  1. Notícias (Emanuel) - Agência SEBRAE, Blogs de Angicos

  • Bom dia, Cleiton, Marianna, Iago, Alberto e a todos ouvintes do nosso programa, na rádio FM Cabugi Central 104.9. Bom Cleiton, hoje teremos 2 notícias.

A primeira voltada a área de Tecnologia da Informação onde a Telefónica Open Future está em busca de contratar startups. Até o dia 5 de junho às startups focadas em inovação tecnológica podem se inscrever no site www.openfuture.org. O programa de pré-aceleração busca soluções digitais em área como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), telecomunicações, smart city (cidades inteligentes), agrotechs (inovação em agricultura), big data e cloud (nuvem). Segundo o Telefónica, serão aceitos projetos em qualquer grau de maturação. No total, 66 startups serão selecionadas para atividades em quatro espaços de aceleração, em Sorocaba, Londrina, Santa Rita do Sapucaí e Rio de Janeiro. As empresas participarão, ao longo de um ano, de workshops, cursos, tutorias, visitas técnicas, encontro com investidores.

E na segunda e última notícia de hoje, temos um convite aos alunos que estão entrando este período na UFERSA-Angicos, os calouros. Acontecerá na quarta-feira que vem, 30.

Bom por hoje é só, Cleiton!! E se você, ouvinte, sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA, sociedade angicana ou algo relacionado à empreendedorismo encaminha para a gente que noticiamos aqui no programa. Ou ainda, se você quiser fazer parte da nossa equipe, basta enviar um direct pelo nosso instagram @vcempreendedorangicos

2-Dica empreendedora (José Anjo)

MUITAS PESSOAS TEM A SEGUINTE DÚVIDA:

Tenho o sonho de montar meu próprio empreendimento. Porém, enfrento vários obstáculos que me desanimam: a falta de dinheiro, o medo e a oposição da minha família. O que fazer?

O empreendedorismo é um sonho para um número cada vez maior de brasileiros. O último relatório do GEM Brasil estima que, em 2016, em torno de 48 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido, e quase 32% da população na mesma faixa etária afirma que desejam ter seu próprio negócio.

Entretanto, a taxa de mortalidade ainda é muito alta, apesar de estar em queda. A pesquisa de 2016 do Sebrae indica que 23,4% das empresas abertas em 2012 não ultrapassou 2 anos (esse índice já foi de 45,8% para empresas abertas em 2008).

Ambas as pesquisas citadas, além de inúmeros outros trabalhos, apontam que alguns motivos contribuem de forma determinante para a sobrevivência (ou mortalidade) das empresas.

O primeiro é a situação antes da abertura: empresas abertas por pessoas sem emprego, com baixa experiência no ramo e que encontram como motivação uma necessidade, como exigência de um cliente/fornecedor costumam sobreviver menos.

O segundo fator é o planejamento: empresas com menor tempo de planejamento e com menor proporção de negociação com fornecedores e bancos também obtêm resultados piores. Demais fatores relacionam-se à capacidade de gestão do negócio e à capacitação em gestão empresarial. Aqui também o recado é claro: quem se capacita e faz boa gestão vai melhor que os demais.

Dado isso tudo, a recomendação é preparar um plano de negócios. Nele, você terá a oportunidade de conhecer melhor o ramo em que deseja trabalhar, identificando oportunidades e ameaças no setor e podendo definir, com clareza, um posicionamento e um modelo de negócios claro.

Vamos ficar atentos ao nosso entrevistado de hoje para entender um pouco de seus medos e suas motivações

https://exame.abril.com.br/pme/a-melhor-estrategia-para-superar-o-medo-de-empreender/

3-Entrevista/Debate (Cleiton e Entrevistado)

Hoje vamos conversar com o Lucas Trindade:

Lucas Trindade iniciou a sua carreira empreendedora na Produtiva Júnior (Empresa Júnior de Engenharia de Produção da UFRN) em que ocupou o cargo de Presidente Executivo e conselheiro estratégico da RN Júnior. Logo depois foi recrutado para área de Gente e Gestão na Ambev, mas a sua vontade de empreender falou mais alto, saiu de uma grande oportunidade na maior empresa de bebidas do mundo para se desafiar no empreendedorismo com a Colina Tech, na qual ocupa o cargo de Guia Comercial, responsável pelas vendas da empresa.

Lucas,

1. Conta pra gente um pouco sobre seu negócio.

2. Você estava bastante motivado estagiando na maior cervejaria do mundo. Então, por que empreender?

3. Foi uma decisão fácil?

4. Quais os principais medos na decisão de deixar de ser empregado e passar a ser empregador?

5. Você ainda está na graduação. Isso lhe ajuda? Por que?

6. Por que vocês têm interesse em enviar projeto para incubadoras?

  1. Frase/Texto Motivacional (Emanuel)

"Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho" – Jorge Paulo Lemann, empreendedor


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social

© 2017 por Marianna C. Campos Pontarolo e Marcos Vinícius C. Henrique criado com Wix.com

bottom of page