top of page
Buscar

PROGRAMA 56 - Agricultura familiar e Empreendedorismo

  • Profª. Marianna Cruz Campos Pontarolo
  • 7 de fev. de 2018
  • 5 min de leitura

Olá pessoal!

No dia 07 de Fevereiro conversamos sobre "Agricultura familiar e Empreendedorismo". Confere tudo que rolou no nosso programa:

0 - Apresentação do Programa por Cleiton

1 - Notícias com Emanuel

Bom dia aos ouvintes do nosso programa!

A primeira notícia fala sobre a FEIRAGRICOLA do ano de 2018, segundo o site ES BRASIL, o Espírito Santo irá receber um dos eventos agropecuários mais tradicionais do mundo: a Feira Internacional de Inovação Agrícola e Pecuária. O encontro, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra, é realizado desde 1898 (há exatos 120 anos). De acordo com a organização, o evento busca criar ambiente propício à geração de negócios e à disseminação de tecnologias e conhecimentos que ajudem a aprimorar os resultados do agronegócio, de forma competitiva e sustentável. Além da exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços, a FEIRAGRICOLA também terá programação voltada à valorização da produção animal, com exposição de raças, torneio leiteiro, leilões de gado e equinos, além de seminários e cursos.

Já trazendo para algo mais regional, a segunda notícia de hoje fala sobre investimentos do governo do Estado no setor da Agricultura Familiar que é justamente o tema em da pauta hoje, Mariana. Onde segundo o site Notícias Agrícolas, a Conab investiu, em 2017, quase R$ 3 milhões no apoio a agricultores familiares do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea. Foram assinados 23 contratos com 441 agricultores vinculados a associações e cooperativas, para o fornecimento de mais de 670 toneladas de produtos como produtos como hortaliças, legumes, bolos, polpas de frutas, a serem doados a entidades socioassistenciais no estado. Iniciados em 2017, os 23 projetos seguirão em execução no ano de 2018. A ação acontece em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Serão beneficiadas com a doação de alimentos mais de 68 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por a 27 instituições potiguares.

Em tempos de carnaval, as denúncias de assédio sexual aumentam significativamente no Brasil.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde quase 45% dos brasileiros entre 15 e 24 anos não usam preservativo com parceiros eventuais, os deixando suscetíveis à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Considerando a necessidade de acessar conhecimento, para prevenir convidamos toda a comunidade a participar das campanhas Educativas de carnaval: “Neste Carnaval Violência não tem Fantasia” e “Curtir é bom, prevenir é melhor ainda!”, que serão realizadas hoje a partir das 17:30h no Centro de Convivência da UFERSA Angicos. Teremos a participação da charanga de carnaval, distribuição de preservativos, socialização de informações e muuuuita alegria. Não deixem de participar!

Bom por hoje é só, Cleiton!! E se você, ouvinte, sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA, sociedade angicana ou algo relacionado à empreendedorismo encaminha para a gente que noticiamos aqui no programa. Basta enviar para o email: voceempreendedorufersa@gmail.com

2 - Dica Empreendedora com Marianna

Sintonizados com o nosso TEMA DE HOJE: AGRICULTURA FAMILIAR e EMPREENDEDORISMO, temos alguns dados bem interessantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais* (O módulo fiscal varia de 5 a 100 hectares, conforme o município); utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.

No ano de 2006, o IBGE realizou o Censo Agropecuário Brasileiro. Nele, verificou-se a força e a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no país.

Segundo dados,, 84,4% do total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de estabelecimentos, sendo que a metade deles está na Região Nordeste.

De acordo com o estudo, ela constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do PIB nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa (população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada) do país.

Ainda segundo o Censo, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país. A agricultura familiar possui, portanto, importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

3 - Caso de Sucesso com Cleiton

Pequena produtora vira caso de sucesso em seis anos

Noilde Maria de Jesus investe em planejamento e amplia plantação de morangos e hortaliças em Brazlândia (DF). Ela é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios s.Há seis anos ela é proprietária da chácara Renascer, no Assentamento Betinho, na região administrativa de Brazlândia (DF). Nela, alterna a plantação de hortaliças, em época de chuva, e de morangos, quando não é período de chuva.

No início, plantava de 5 mil a 10 mil pés de morango por ano e vendia nas condições impostas pelo comprador. Sem carro, ela tinha dificuldades de buscar clientes e diversificar as vendas. Em 2015, vai plantar 40 mil pés de morango. Hoje com carro próprio, ela vende morangos, verduras e hortaliças para a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) e em feiras, como a AgroBrasília, voltada aos empreendedores rurais de diversos portes e que conta com participação de expositores de outros países.

O fator-chave que proporcionou essa evolução de resultados? “Planejamento”, afirma Noilde. “Sempre fui interessada em aprender e tive muita ajuda do Sebrae e da Emater. Antes eu plantava sem muita noção. Hoje eu sei o custo de sementes, de adubo, e já sei a quantidade de produto que vou ter para vender”, acrescenta.

“Há seis anos consegui a minha propriedade e tive apoio do Pronaf para começar a plantar”, afirma, referindo-se ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Hoje, conta, na propriedade rural, com a ajuda de um funcionário para a colheita da produção e dos filhos. “Meus filhos me apoiam muito. Até o mais novinho ajuda a montar as caixas dos morangos”, conta.

4 - Entrevista realizada por Cleiton

A nossa entrevista de hoje será realizada com o Professor da UFERSA/Angicos: Osvaldo Nogueira de Sousa Neto: graduado em Agronomia e mestre em Ciência do Solo, ambos pela UFERSA, além de Doutor em Engenharia de Sistema Agrícola pela USP.

1- Quais as características da região semiárida que possibilitam o desenvolvimento da agricultura familiar?

2 - Qual o potencial da cidade de Angicos para o desenvolvimento da agricultura familiar?

3 - Quais as dificuldades enfrentadas pela produção agrícola familiar?

4 - Existem tecnologias disponíveis para auxiliar a agricultura familiar? O uso dessas tecnologias implica em consequências negativas para o meio ambiente?

5 - Profº Osvaldo, você tem algum exemplo de atuação em projetos de agricultura familiar? Conta pra gente.

6 - Para finalizar nossa entrevista, você tem alguma indica para quem deseja empreender com a agricultura familiar?

5 - Frase Motivacional

"Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho" – Jorge Paulo Lemann, empreendedor

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social

© 2017 por Marianna C. Campos Pontarolo e Marcos Vinícius C. Henrique criado com Wix.com

bottom of page