PROGRAMA 55 - Aplicativos - Nós também fazemos parte desse mundo
Olá pessoal!
No dia 31 de Janeiro conversamos sobre "Aplicativos - Nós também fazemos parte desse mundo". Confere tudo que rolou no nosso programa:
0 - Apresentação do Programa por Cleiton
1 - Notícias com Emanuel
Bom dia aos ouvintes do nosso programa!
Nas notícias dessas semana, chamamos atenção para o festival Campus Party, o principal evento de tecnologia do Brasil começou ontem, 30, em São Paulo, e vai até o próximo domingo, 4.Como de costume, a edição deste ano reúne palestras, workshops, hackatons e diversas outras atividades voltadas para quem se interessa por inovação e empreendedorismo. São mais de 900 horas de conteúdo programadas e distribuídas em 9 palcos temáticos. Vale salientar que o Rio Grande do Norte sediará pela primeira vez uma edição especial do festival, já tendo local e data previstos: será no Centro de Convenções de Natal, no mês de abril deste ano, durante 11 a 15.
Além do festival, podemos destacar um outro evento, este ocorrerá aqui na cidade nesta quinta-feira (01/02), evento organizado pelos formandos do curso de engenharia civil da UFERSA, o NADACIVIL, com senhas ao preço de R$5,00, o evento ocorrerá (adicionar local), fica aqui o convite a todos os ouvintes da rádio a participar deste evento organizados pelos alunos da UFERSA aqui na cidade.
Se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo encaminha para a gente que noticiamos aqui no programa. Envie para o email: voceempreendedorufersa@gmail.com
2 - Dica Empreendedora com Marianna
Sintonizados com o nosso TEMA DE HOJE: Aplicativos - Nós também fazemos parte desse mundo.
O mercado de aplicativos é um dos mais atraentes para empreendedores iniciantes. Afinal, somente no Brasil, há 168 milhões de smartphones, de acordo com dados de 2016 da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Temos que em balanço produzido pelo App Annie, site que monitora esse universo, o quarto trimestre de 2017 teve recorde de downloads de apps/aplicativos: 27 bilhões — um aumento de 7% em relação ao quarto trimestre de 2016. Além disso, o gasto com aplicativos chegou a US$ 17 bilhões e cresceu 20% em relação ao ano anterior.
No levantamento de número de downloads, mercados emergentes como Brasil, Indonésia e Índia foram os principais responsáveis pelo recorde da Google Play. Isso mostra que a Google entende melhor o público desses países. Uma das provas é o lançamento do Android Oreo versão Go, uma atualização mais leve e econômica do sistema operacional.
Dessa forma, usuários de smartphones de entrada, com pouca memória e acesso limitado à rede de dados, conseguem ter um SO atualizado, o que leva a usar mais os apps disponíveis.
E quais são as tendências nesse mercado?
A experiência de compra de usuários de smartphones se caracteriza por uma mescla entre o mundo físico e o mundo virtual. Um consumidor pode, por exemplo, reservar um produto pela internet e buscá-lo na loja. Essa experiência omnichannel (multicanal) surge como oportunidade de negócio para empreendedores. Isso pode ser oportunidade de inovar em empresas que já existem.
Outro segmento que ganha força é o de aplicativos que resolvem problemas sociais. Há plataformas que informam onde estão os ônibus ou que servem para relatar problemas de uma cidade, por exemplo. Esses aplicativos têm um desafio de monetização maior, pois a população tem uma maior resistência em pagar por eles. No entanto, o poder público pode se interessar pela solução e pagar por ela.
As áreas da saúde, transporte, educação, varejo e finanças têm boas perspectivas;
No lugar de quadro negro, caderno e livro novas ferramentas como videoaulas e games educativos ocupam espaço no ambiente educacional, seja nas escolas ou fora delas. Ao mesmo tempo em que professores e estudantes incorporam inovações tecnológicas ao seu dia a dia, surge também um novo mercado, que integra educação e tecnologia. Uma tendência mundial já há alguns anos, a área de atuação batizada de EdTech nos Estados Unidos se concretiza agora no Brasil com o surgimento de startups dispostas a contribuir para a melhoria do ensino no País e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro.
No Brasil, 26% dos usuários usam aplicativos para ajudar na prática de exercícios e 21% para controlar o peso;
3 - Caso de Sucesso com Cleiton
UBER O Uber é um aplicativo que pode ser utilizado em smartphones com os sistemas operacionais Android ou Iphone. Por meio dele, você pode solicitar um carro para transportá-lo de um lugar para o outro. Os carros se diferenciam pelos táxis tradicionais pela cor preta e por alguns diferenciais nos serviços.
A ideia nasceu em 2009 nos Estados Unidos, no estado da Califórnia. O Uber foi criado por Travis e Garrett. Um ano depois, o aplicativo foi lançado para os sistemas operacionais Android ou Iphone.
De olho no lançamento, o app recebeu investimentos de cerca de 50 milhões de dólares. O dinheiro e a confiança de empresários fez com que a empresa desse um salto em expansão pelo mundo.
Um dos primeiros países, além dos Estados Unidos, a apostar no serviço foi a Inglaterra. Já em 2012, o Uber expandiu seus serviços para Londres. Lá, o Uber cresceu e passou a ofertar até voos através do aplicativo.
Em 2015, a empresa já valia 51 bilhões de dólares e ganhou mais investimentos de grandes corporações, como a Microsoft.
4 - Entrevista realizada por Cleiton
A nossa entrevista de hoje será realizada com parte da equipe idealizadora do aplicativo MOXI - nova empresa pré-incubada na INEAGRO Cabugi - que busca dispor aos seus clientes uma plataforma móvel segura e de fácil acesso para solicitação de mototáxi.
1- Comenta um pouquinho pra gente sobre o que é o aplicativo MOXI.
2 - Como surgiu a ideia desse negócio?
3 - Vocês já definiram alguma estratégia para conquistar clientes?
4 - Como vocês pretendem firmar a parceria entre os mototaxistas e o MOXI?
5 - Qual a principal dificuldade que vocês esperam encontrar na implantação do aplicativo?
6 - O que vocês esperam da INEAGRO e da experiência de ser uma empresa incubada?
5 - Frase Motivacional
"Coragem significa estar disposto a arriscar tudo." Sanford Meisner